Polaco fez 41 e o avançado português 28
O polaco Robert Lewandowski marcou este sábado um dos cinco golos com que o Bayern Munique venceu o Augsburgo (5-2), fazendo o 41.º golo na Liga alemã e batendo o recorde de Gerd Müller (1971/72).
Um autogolo de Gouweleeuw, aos nove minutos, abriu a contagem para os bávaros, que ampliaram por Gnabry, aos 23. Os visitantes ainda tiveram a chance de reagir, mas Caligiuri falhou um penálti, aos 25, ao passo que o Bayern Munique acelerou e fez mais dois golos até ao intervalo, primeiro por Kimmich (33) e depois por Coman (43).
Relacionadas
A segunda metade deste jogo da 34.ª e última jornada foi mais 'morna', com o Augsburgo (13.º, com 36 pontos) a reduzir para 4-2, graças aos golos de Hahn (67) e Niederlechner (72). No minuto 90, o instinto matador de Lewandowski finalmente apareceu, dando-lhe o recorde de maior número de golos marcado numa época do campeonato alemão, 41, mais um do que o lendário Gerd Müller tinha conseguido há quase 50 anos.
Com o título de campeão já assegurado, pela nona vez consecutiva, o Bayern Munique fechou a Liga com 78 pontos, mais 13 do que o segundo o Leipzig, que perdeu por 2-1 na deslocação ao campo do Union Berlim.
Kluivert ainda adiantou o Leipzig, aos 55, mas Friedrich (67) e Kruse (90+2) deram os três pontos à equipa da capital, que fica em sétimo, com 50 pontos, qualificando-se para a Liga Conferência Europa.
Já o Borussia Dortmund, terceiro classificado, com 64 pontos, venceu o Bayer Leverkussen (sexto, com 52) por 3-1, com dois golos de Haaland (05 e 84 minutos) e de Reus (51), enquanto o adversário chegou ao 'golo de honra' aos 89, por intermédio de Bender.
O internacional português Raphaël Guerreiro não saiu do banco do Dortmund, que vai disputar a 'Champions', enquanto o Bayer Leverkusen está apurado para a Liga Europa.
O quarto classificado, e último com 'bilhete' para a liga 'milionária', Wolfsburgo, perdeu em casa com o Mainz (12.º, 39) por 3-2, fechando a temporada com mais um ponto do que o Eintracht Frankfurt, quinto classificado, que bateu o Friburgo (3-1).
André Silva terminou com 28 golos
O internacional luso André Silva, que faz parte do lote de 26 jogadores convocados por Fernando Santos para o Euro2020, marcou hoje, de penálti, o seu 28.º golo na 'Bundesliga', em 32 participações, um registo impressionante e, de longe, o melhor da carreira do atleta formado no FC Porto, terminando logo atrás de Lewandowski na lista dos melhores marcadores.
O Eintracht Frankfurt fica em quinto, com 60 pontos, e vai disputar a próxima edição da Liga Europa, enquanto o Friburgo fechou no 10.º, com 45.
O Werder Bremen voltou a desiludir na última partida da época, perdendo em casa por 4-2 com o Borussia Mönchengladbach (8.º, 49) e vai descer de divisão, tal como o já há muito condenado Schalke 04, que hoje perdeu por 1-0 na visita ao Colónia (16.º, 33), que escapou da despromoção direta, mas vai ter que lutar por um lugar na 'Bundesliga' no 'play-off' de manutenção.
Isto, porque o Arminia Bielefeld conseguiu uma vitória decisiva na deslocação a Estugarda (2-0), que lhe garante a manutenção entre a elite do futebol alemão na próxima temporada. Já o Estugarda fecha o campeonato em nono, com 45 pontos.
Finalmente, o duelo entre o Hoffenheim (11.º, 43 pontos) e o Hertha Berlim (14.º, 35) terminou com a vitória do primeiro por 2-1.
Triunfo por 3-1 da formação da capital
Internacional francês de 23 anos tem brilhado forte no Bayern
Nico Schlotterbeck lamenta que alguns jogadores não tenham percebido a "importância de atingir os 13 pontos"
Médio de fora frente ao campeão europeu
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam