Última final dos Palancas Negras foi em 2006
Dezoito anos depois, a seleção de Angola está de regresso a uma final da Taça COSAFA, competição regional que reúne os países da África austral. A equipa treinada por Pedro Gonçalves apurou-se ao bater (2-1) as Comores nas 'meias' e vai discutir amanhã, na África do Sul, o troféu com a Namíbia, que bateu Moçambique nos penáltis (4-2), após um nulo nos 90 minutos.
Os Palancas Negras impuseram-se graças aos golos Keliano (3') e Depú (24'), dois jogadores de clubes lusos - o primeiro do Estrela da Amadora; o segundo do Gil Vicente. As Comores reduziram aos 85’, num penálti convertido por Djoudja. Sandro Cruz (Chaves), Domingos Andrade (Felgueiras), Berna (Boavista) e Miro (Gil Vicente) também jogaram pela turma angolana, que vai procurar conquistar a prova pela quarta vez – venceu em 1999, 2001 e 2004.
Na outra meia-final, os namibianos impediram uma final inédita entre as duas seleções lusófonas. No desempate por penáltis, Júlio Carrelo e Dário desperdiçaram os respetivos remates por Moçambique, enquanto a Namíbia marcou nas suas quatro tentativas e poderá repetir o triunfo de 2015.
Paragem acontecerá após a 10.ª jornada
Equipa orientada pelo treinador português superou o Kabuscorp do Palanca, por 2-0
Equipa da capital angolana chega aos 15 pontos
Primeira vitória do francês Patrice Beaumelle como selecionador angolano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam