O jogo será em Luanda e serve para celebrar os 50 anos de independência do país africano. Otamendi também está convocado
A Federação Angolana de Futebol (FAF) confirmou, esta 4.ª feira, a presença de Lionel Messi no amigável com a Argentina, em Luanda, para celebrar os 50 anos de independência do país africano, agendado para o dia 14 de novembro.
Em conferência de imprensa, o vice-presidente da FAF Paulo Magueijo confirmou também as presenças de Rodrigo de Paul e do benfiquista Nicolás Otamendi na equipa dos campeões mundiais.
"A federação argentina disponibilizou-nos a lista de convocados e o Messi, o Rodrigo De Paul e o Nicolás Otamendi fazem parte da lista de convocados. Nós vamos ter os craques todos da Argentina neste jogo. A delegação é grande, dela fazem parte 84 pessoas" garantiu.
O dirigente disse, por outro lado, que os bilhetes para o jogo começam a ser comercializados no sábado, em Luanda, e "rondam entre mil a cinco milhões de kwanzas", ou seja, entre um euro e 4.700 euros, ao câmbio atual.
"O jogo é de grande procura, vamos usar bilhetes eletrónicos. São preços aceitáveis" disse.
A comitiva argentina, que fica no território angolano por dois dias, chega a Luanda no dia 13, com 84 membros.
O jogo tem, contudo, suscitado polémica devido aos custos associados, sobre os quais o Governo ainda não deu detalhes, numa altura em que várias sensibilidades apelam aos angolanos a não se deslocarem ao estádio, face ao custo de vida em Angola.
O principal partido da oposição, a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), criticou os gastos, que estimou em 20 milhões de dólares (cerca de 18,5 milhões de euros), enquanto a população "está a morrer de malária e de fome", e organizações da sociedade civil apontam um valor próximo de seis milhões de euros como custo associado à deslocação da seleção sul-americana.
Em agosto, grupos de ativistas angolanos apelaram à Associação de Futebol Argentino (AFA) e ao jogador Lionel Messi para cancelarem o jogo amistoso previsto, num pedido que surgiu após a morte de 30 pessoas durante tumultos na capital, sublinhando que o apelo "representa um grito de consciência diante da dolorosa realidade vivida por milhões de angolanos, que contrasta com a ostentação e os gastos milionários na organização do evento".
No histórico, Angola e Argentina defrontaram-se uma vez, com vitória dos argentinos por 2-0, em 30 de maio de 2006, no Estádio Arechi, na Itália, em jogo de preparação.
O encontro para celebrar a independência de Angola vai ser disputado no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, com capacidade para 50 mil espetadores.
O jogo será em Luanda e serve para celebrar os 50 anos de independência do país africano. Otamendi também está convocado
Enquanto o jogo do Desportivo de Huíla, de Paulo Torres, foi suspenso por conta de chuvas torrenciais
Tiago Reis (11' e 57'), Jonathan Toro (66') e Vanilson (74') marcaram os golos do campeão angolano
Montante gasto para o encontro está a gerar polémica
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Norte-americano tinha 75 anos
Interrogatório do Juventus-Sporting