O último mercado de verão revelou-se bastante agitado com várias mudanças em clube de topo e com um elevado aumento dos valores que são pagos por cada transferência. Além disso, os aliciantes petrodólares do mercado saudita também tem exponenciado os valores dos negócios no futebol, que são cada vez mais inflacionados. Esta nova realidade acabou por acarretar mudanças na lista de jogadores da história que movimentaram mais dinheiro em transferências, com a entrada de três novos 'players' no top-10.
Entre os novos membros deste clube, liderado por Neymar - que sozinho já fez mexer 400 milhões de euros - encontram-se Alexander Isak, Matheus Cunha e... João Félix. De acordo com dados do 'Transfermarkt', o português é já o sexto jogador cujo valor acumulado das várias transferências é mais elevado. Depois de se mudar para o Al Nassr, por 30 milhões de euros, somando aos 127,2 milhões de quando saiu do Benfica para At. Madrid, mais os 63 milhões pagos pelo Chelsea (52 milhões por uma transferência e 11 por um empréstimo), com outros 5,5 milhões gastos pela cedência ao Milan, o valor total atingiu os 225,7 milhões.
Quanto a Isak, com a saída do Newcastle para o Liverpool por 145 milhões de euros, o avançado sueco subiu para o quarto posto, depois de já gerado mais de 246 milhões. Já Matheus Cunha fecha agora o top-10, depois de o Manchester United ter investido 74 milhões de euros nos seus serviços, perfazendo um total na sua carreira de mais de 192 milhões.
Nesta lista, há ainda lugar para outro português e quem mais havia de ser? Cristiano Ronaldo está no terceiro posto, tendo gerado um montante cumulativo de 247 milhões de euros em transferências. Nesse bolo incluem-se a saída do Sporting para o Manchester United por 19 milhões de euros, a mudança para o Real Madrid por 94 milhões em 2009 e a venda para a Juventus em 2018 por 117 milhões. O negócio com o Al Nassr não consta por ter assinado como jogador livre.
Neymar é rei e senhor desta contagem, com 400 milhões de euros no total de transferências. Tudo começa com os 88 milhões envolvidos no polémico negócio aquando da sua venda do Santos para o Barcelona. Depois, muda-se para o PSG por 222 milhões - valor recorde na história do futebol - e o Al Hilal acaba por despender 90 milhões no craque brasileiro em 2023. Romelu Lukaku está é o outro elemento no pódio, encontrando-se em segundo e muito próximo de Neymar, com o valor total de 369 milhões.
Confira a lista completa:
1.º - Neymar (Santos) - 400 milhões de euros;
2.º - Romelu Lukaku (Nápoles) - 369 milhões de euros;
3.º - Cristiano Ronaldo (Al Nassr) - 247 milhões de euros;
4.º - Alexander Isak (Liverpool) - 246,1 milhões de euros;
5.º - Ousmane Dembélé (PSG) - 233 milhões de euros;
6.º - João Félix (Al Nassr) - 225,7 milhões de euros;
7.º - Álvaro Morata (Como) - 213 milhões de euros;
8.º - Matthijs de Ligt (Man. United) - 197,5 milhões de euros;
9.º - Antoine Griezmann (At. Madrid) - 206 milhões de euros;
10.º - Matheus Cunha (Man. United) - 192,2 milhões de euros.
Informação foi divulgada por uma figura de proa do desporto saudita
Além do avançado do Al Nassr, também Isak e Matheus Cunha entraram para a lista - onde consta o nome de outro português
Anúncio foi feito pelo jornalista Piers Morgan em publicação partilhada com o astro português no Instagram
Al Ittihad, do ex-treinador do FC Porto, eliminou Al Nassr na Taça do Rei
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo