_
Filipe Luís voltou a falar do caso Prestianni-Vinícius para esclarecer as suas declarações de quinta-feira, que tiveram repercussão negativa na imprensa brasileira e entre os adeptos do Flamengo. O treinador do clube carioca tinha afirmado que não era um "caso isolado" que iria mudar o que pensa sobre a Argentina.
Um dia depois, após ter sido acusado de diminuir a relevância do episódio, o antigo lateral esquerdo decidiu pronunciar-se novamente para se colocar ao lado do compatriota. Além disso, explicou também o contexto da sua resposta inicial.
"Após o jogo contra o Lanús, fui questionado por um repórter argentino sobre o caso. Ele iniciou o seu raciocínio a citar mais um caso de racismo sofrido por Vinícius Júnior, para depois me perguntar como o Flamengo foi recebido nas últimas vezes em que esteve na Argentina. Ao longo da resposta, procurei abordar minhas experiências pessoais na Argentina. Em momento algum tive a intenção de relativizar ou minimizar qualquer atitude racista", começa por dizer o técnico do mengão, reconhecendo depois que deveria ter medido melhor as palavras.
"Reconheço que o meu discurso, diante da extrema sensibilidade do tema, pode ter aberto margem para interpretações distintas. Por isso, considero fundamental reforçar publicamente a minha posição, que sempre foi inegociável: o racismo é crime no Brasil e deveria ser tratado com o mesmo rigor em todos os países. Trata-se de uma conduta inaceitável, que deve ser combatida e punida de maneira firme. O futebol, como espaço de diversidade e integração, não pode tolerar qualquer forma de discriminação. Reforço ainda que, antes da partida, em entrevista exclusiva ao detentor dos direitos [do jogo com o Lanús], expus a minha visão sobre o episódio, classificando como cobarde a atitude do jogador que tapou a boca para praticar atos racistas. Jamais colocaria em dúvida a palavra da vítima em um caso grave como esse. Por fim, reitero o meu total apoio a Vinícius Júnior em mais um lamentável episódio envolvendo racismo no desporto, algo que já não deveria ocorrer, mas que infelizmente ainda se repete e, muitas vezes, passa impune", finaliza.
Declarações do treinador do Flamengo caíram mal entre os adeptos do clube
Jogador representava clube desde o verão do ano passado, na segunda passagem
Avançado de 35 anos vai voltar a jogar na Taça Libertadores
Clube brasileiro vai fazer uma dezena de jogos de preparação e defronta o Torreense este sábado
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país
Guarda-redes costa-riquenho lembra, em entrevista ao 'AS', quando "o dinheiro não chegava" no início da carreira
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder
Campeão europeu por Portugal chega a custo zero e assina contrato até junho de 2027
Líder da FIFA esteve no 'Conselho da Paz' e poderá ter violado o dever de neutralidade
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae