1/3
Jorge Jesus foi galardoado com a Medalha Tiradentes, o maior galardão atribuído pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, que visa enaltecer pessoas que tenham realizado serviços públicos relevantes. O treinador português, que ganhou o Brasileirão e a Taça Libertadores ao serviço do Flamengo, estava muito orgulhoso.
"É uma honra receber a medalha que ostenta o nome de um dos primeiros homens que combateu o colonialismo português. Joaquim José da Silva Xavier, tive a oportunidade de ler a sua história. Queria falar sobre o que é, e foi, ganhar estes títulos pelo Flamengo. Sinceramente não tinha noção. Para mim era uma situação normal, desportiva. O Flamengo não representa um clube, representa uma nação. Uma identidade. Vai muito além de uma equipa de futebol. E isso eu que estou a aprender com o Flamengo", frisou o treinador.
"Sou português. Vocês são um povo especial. São um bocadinho diferentes. Nos últimos seis meses tenho vindo a receber um carinho que não estava habituado e isso vai ter muita influência na minha decisão [de continuar no Flamengo]", acrescentou o técnico, que já tinha sido homenageado na Câmara dos Vereadores com a medalha Pedro Ernesto.
Sobre a possibilidade de defrontar o Al Hillal nas meias-finais do Mundial de Clubes, Jorge Jesus voltou a dizer que "a ideia do Flamengo vai ser sempre a mesma". "A estratégia de jogo pode ser diferente de acordo com o adversário. Vamos trabalhar em cima disso. Vamos ter a oportunidade de assistir ao jogo do Al Hilal antes de os enfrentar. Talvez o Al Faraj, um dos melhores jogadores deles, médio e capitão, não possa jogar. É um craque, que joga em qualquer equipa do Mundo. É uma equipa que foi toda montada por mim, sei o valor que tem. Vocês vão ver quando jogarmos contra eles. Enfrentam uma equipa da Tunísia e tenho quase certeza que vão ganhar, pois são muito mais fortes. Os quatro jogadores de frente foi eu que os levei. O Gomis, o Giovinco, o Carillo... levei todos. São jogadores com história na Europa, vários ganham mais que os jogadores do Flamengo. O Al-Hilal é do nível do Flamengo."
Gabigol também deveria receber a medalha, mas não compareceu, pelo que a homenagem ao goleador do Flamengo foi reagendada. O presidente do clube, Roberto Landim, recebeu o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro.
Formação do técnico português batida por 1-0
Equipa de Belo Horizonte cendeu no Rio de Janeiro
Brasileiro aconselha Gabriel Brazão ao Bayern Munique
Equipa equatoriana levou a melhor sobre o São Paulo nos quartos de final
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026