Aderbal Lana não é o nome mais mediático do futebol brasileiro. E bem merece sair do anonimato. Aos 78 anos, é o treinador mais velho do Brasil e prepara-se para liderar o Amazonas, depois de uma carreira longa e onde até conseguiu um feito assinalável - é o técnico com mais títulos estaduais de todo o país.
Lana tem 10 troféus no Campeonato Amazonense de Futebol, popularmente denominado 'Barezão', conquistados ao serviço de quatro emblemas - Nacional, Rio Negro, São Raimundo e Manaus. Agora assume o comando do Amazonas e, claro está, de olhos postos em mais um título.
Se tudo correr bem... este será o último ano da carreira, conforme realçou à imprensa brasileira: "Há muito tempo que venho tomando essa decisão, mas nunca consigo, porque aparece sempre um convite. Mas se o homem lá em cima me ajudar, esse ano vai ser o último."
O Amazonas vai competir na Série B do Brasileiro, Taça do Brasil e Taça Verde. O objetivo é crescer de forma sustentada: "A expectativa é grande e encaramos isso com a maior naturalidade possível, porque já estamos habituados a isso. E aqui no Amazonas, esse ano será de montagem da equipa. Sabemos que a maioria dos jogadores foi embora, outros chegaram. O tempo está um pouco curto para o que queremos, mas estamos a trabalhar para termos uma equipa forte."
Por João SeixasVerdão não conseguiu impor o seu jogo diante da LDU Quito, no Equador
Incidente entre Diego de Lima e Paulo Vitor
Antigo jogador admite que regresso de Neymar poderá ajudar equipa
Antigo jogador do FC Porto está cedido pelo Vasco da Gama
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel