Treinador português garantiu presença na sua terceira final da Taça Libertadores com uma reviravolta épica
A Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) elogiou esta 6.ª feira a "extraordinária consistência do trabalho" de Abel Ferreira no Palmeiras, que se classificou para a terceira final da Taça Libertadores, depois de ter ganho as duas primeiras.
"Este feito sublinha a extraordinária consistência do trabalho desenvolvido no Palmeiras. E posiciona, mais uma vez, a escola de treino portuguesa enquanto referência internacional, pela preparação, conhecimento, capacidade de desenvolvimento de projetos, resultados de excelência e impacto social, não apenas na América do Sul, mas, também, nos mais diversos contextos competitivos", destacou a ANTF.
Depois de ter perdido por 3-0 no Equador, ante o LDU Quito, o Palmeiras realizou a mais épica recuperação da história das meias-finais da Libertadores, impondo-se por 4-0 e assegurando nova final.
"Ainda não consigo desfrutar das vitórias. Penso todos os dias que tenho de estar a provar o lugar que mereço. Tenho de provar, todos os dias, a mim mesmo, ao meu grupo de trabalho e aos meus jogadores, que sou bom o suficiente para estar neste cargo e representar um clube com 16 milhões de adeptos, que depositam todas as expectativas nas minhas mãos para que possam viver noites como estas", desabafou o técnico luso.
Abel Ferreira não conteve as lágrimas mal soou o apito para o final do encontro, admitindo, mais tarde, que não gosta de "mostrar a parte fraca" desse desabar emocional, assumindo que também eram de "alívio".
Relacionadas
Quem também não conteve as emoções foi a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, que interrompeu a conferência de imprensa no final do desafio para ir abraçar o português, a quem disse, olhos nos olhos, que era "o melhor treinador da história do clube".
"Seremos eternamente gratos", vincou a dirigente, por mais um marco atingido por Abel Ferreira, apenas um dia após completar cinco anos no Palmeiras, clube no qual tem conseguido um palmarés único.
Nestes cinco anos, Abel Ferreira conquistou 10 títulos, destacando-se as duas Taças Libertadores, em 2020 e 2021, dois campeonatos brasileiros, em 2022 e 2023, uma Supertaça Sul-Americana, em 2022, uma Taça do Brasil, em 2020, três campeonatos paulistas, em 2022, 2023 e 2024, bem como uma Supertaça do Brasil, em 2023.
Junto dos êxitos desportivos as bem-sucedidas vendas do clube, que neste período conseguiu perto de 350 milhões de euros, colocando vários futebolistas em vários dos melhores clubes do Mundo, entre os quais Endrick no Real Madrid, Estêvão no Chelsea, Vitor Reis no Manchester City ou Richard Ríos no Benfica.
A terceira final da Libertadores para Abel Ferreira vai disputar-se em 29 de novembro no Estádio Monumental, em Lima, Peru, diante os compatriotas do Flamengo.
Treinador português garantiu presença na sua terceira final da Taça Libertadores com uma reviravolta épica
Leandro da Silva diz que não há melhor treinador do que o português para levar o clube de São Paulo ao sucesso
Avançado atravessa grande momento no Grémio
Diretor de futebol do clube carioca comenta nova chegada à final da Libertadores
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
Galês tinha reforçado o clube em julho
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet