Brasileirão ao rubro a quatro jornadas do fim

Palmeiras tropeçou, mas reduziu para 2 pontos a distância em relação ao Flamengo, que perdeu

Abel Ferreira (à esquerda) e Leonardo Jardim (à direita)
Abel Ferreira (à esquerda) e Leonardo Jardim (à direita) • Foto: AP & Cruzeiro

Os adeptos do Palmeiras e do Flamengo vão ter dias animados nas próximas três semanas. A 4 jornadas do cair do pano no Brasileirão, a equipa de Abel Ferreira não foi além de um nulo caseiro frente ao Vitória, mas ainda assim conseguiu reduzir para dois pontos (71/69) a distância em relação ao líder Flamengo, o qual perdeu (1-2) o dérbi com o Fluminense. E no dia 29 há a final da Libertadores entre o Verdão e o Mengão. Dois títulos para decidir em poucos dias, já que o Brasileirão termina a 7 de dezembro. Ao rubro! Se não quiser acabar a época de mãos a abanar, Abel terá de dar... um abanão na equipa. O Palmeiras segue no 2.º posto, mas está há três jogos seguidos sem vencer no Brasileirão (2D e 1E).

Críticas em todas as direções

O Palmeiras acabou a jogar com dez após a expulsão de Andreas Pereira perto do fim e Abel deixou críticas à arbitragem. "A responsabilidade por estarmos na posição em que estamos, na final da Libertadores, é nossa. A responsabilidade por estarmos na posição em que estamos no campeonato, é nossa. Mas só me engana quem eu quero que me engane", atirou o técnico, fazendo também uma autocrítica: "Estivemos muito apáticos."

O Flamengo poderia ter fugido na liderança, mas caiu no Maracanã. Luciano Acosta (25') e Kevin Serna (33') deram vantagem ao Fluminense, com Jorginho (85') a reduzir de penálti.

Neymar passa de herói a vilão

O duelo do Santos com o Mirassol (1-1) na Vila Belmiro parecia correr de feição a Neymar. O craque brasileiro marcou logo aos 4 minutos, terminando a seca de golos que durava há 7 jogos - o último tiro certeiro tinha sido a 5 de agosto. Acabaria por borrar a pintura ao cometer um penálti, aos 60 minutos, convertido por Reinaldo.

O Santos está num perigoso 16.º lugar, um ponto acima (37/36) da zona de descida. Quem já não sairá do último posto é o Sport de Sérgio Oliveira, Gonçalo Paciência e João Silva, que perdeu (2-3) com o Botafogo. Para o ano disputará a 2.ª divisão.

Leonardo Jardim não aproveita

O Cruzeiro empatou (3-3) com o aflito Juventude, não aproveitando assim os deslizes do duo da dianteira (Flamengo e Palmeiras). Orientada por Leonardo Jardim, a Raposa esteve até a perder por dois e só conseguiu igualar a três aos 85 minutos, altura em que Kaio Jorge bisou. O Cruzeiro manteve o 3.º lugar, somando agora 65 pontos, menos seis do que o líder Fla. "O empate é um resultado negativo. Procurávamos os três pontos, pois era com eles que pretendíamos consolidar a presença na fase de grupos da próxima edição da Taça Libertadores [ndr: para isso precisa de terminar no top 5]. É esse o nosso objetivo", disse Leonardo Jardim.  

Por Ricardo Granada e Nuno Pombo
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Brasil
Notícias
Notícias Mais Vistas