Jorge Jesus pode ter perdido Bruno Henrique para a 2.ª mão
O Flamengo, de Jorge Jesus, empatou na quarta-feira a dois golos em Quito, frente a um valente Independiente del Valle, e vai decidir no Maracanã, partindo do zero, a Supertaça sul-americana, dentro de uma semana.
Numa prova em que os golos fora não desempatam, os campeões sul-americanos sofreram para não sair do Equador em desvantagem, mas, ainda assim, estiveram perto de vencer, depois de darem a volta ao tento inicial dos locais, sempre mais perigosos.
Jacob Murillo, de livre direto, aos 20 minutos, e Cristian Pellerano, de penálti, aos 90+1, marcaram para os anfitriões, enquanto Bruno Henrique, aos 65, e o suplente Pedro, aos 85, faturam para os detentores do cetro brasileiro.
A formação 'rubro-negra' deixou fugir o triunfo nos descontos e, para a segunda mão, pode ter perdido Bruno Henrique, que se lesionou na jogada do golo e saiu do relvado de maca, tal como o central Rodrigo Caio, na parte final, aos 84 minutos.
No Maracanã, Jorge Jesus terá, no entanto, o regresso do ex-benfiquista Gabriel Barbosa, uma ajuda preciosa para somar o quarto título pelo 'Fla', depois da Taça Libertadores, do 'Brasileirão' e, já esta época, da Supertaça 'canarinha'.
Com o médio ex-portista Diego no lugar do castigado Gabigol e Gustavo Henrique a substituir Pablo Mari, que rumou ao Arsenal, o Flamengo entrou mais na expectativa, mas sempre em pressão alta, a tentar recuperar a bola perto da baliza contrária.
Um remate pouco por cima da barra de Diego, aos 11 minutos, abriu as 'hostilidades', com os locais, sempre a sair de trás com a bola, por vezes como muito risco, a responderem, aos 13, com um 'tiro' de Favarelli, que também saiu alto.
O Independiente conseguiu, porém, adiantar-se no marcador aos 20 minutos, num livre direto superiormente cobrado, sobre a direita, por Jacob Murillo, que, de pé esquerdo, colocou a bola no ângulo superior esquerdo da baliza de Diego Alves.
A resposta do 'Fla' não tardou, com De Arrascaeta a atirar à barreira, num livre frontal perto da área, aos 25 minutos, e Bruno Henrique a introduzir mesmo a bola na baliza, aos 27, num lance que o VAR demorou quase três minutos a anular, por fora de jogo.
No último quarto de hora da primeira parte, destaque para cortes importantes de Rafinha e Rodrigo Caio, perante um Independiente mais perigoso.
Após o intervalo, Jesus trocou Diego por Vitinho e o Flamengo assumiu o comando do jogo, mas, com espaço, foram os locais que criaram três excelentes ocasiões para voltar a marcar, por Guerrero (59 minutos), Favarelli (63) e Gabriel Torres (65).
Os equatorianos perdoaram e, na resposta, aos 65 minutos, Bruno Henrique ganhou na velocidade a Schunke, isolou-se e bateu Pinos, sem sequer poder festejar o empate, pois chocou com o guarda-redes e saiu do relvado de maca, substituído por Pedro.
O golo afetou o 'onze' de Miguel Ángel Ramírez, mas por pouco tempo, já que a equipa da casa voltou a assustar, com remates de Favarelli, aos 74 minutos, e Segóvia, aos 78.
Mais uma vez, valeu, no entanto, a eficácia do conjunto de Jorge Jesus, que se adiantou no marcador aos 85 minutos, por Pedro, que desviou na pequena área, depois de uma jogada iniciada por Vitinho e continuada por Éverton Ribeiro, que insistiu na direita.
A formação equatoriana parecia agora entregue, mas, aos 89 minutos, Murillo caiu na área, após alegado toque de Rafinha, e o árbitro uruguaio Leodan González assinalou penálti, que o VAR não inverteu e Pellerano converteu, com forte remate.
Na parte final, o Independiente Del Valle ainda ameaçou o terceiro, nomeadamente por Murillo, que, em boa posição, atirou por cima, aos 90+5 minutos, mas o empate manteve-se até final, com a decisão a transitar para o Rio de Janeiro.
Jogo no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito.
Independiente Del Valle, Equ - Flamengo, Bra, 2-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Jacob Murillo, 20 minutos.
1-1, Bruno Henrique, 65.
1-2, Pedro, 85.
2-2, Cristian Pellerano, 90+1 (grande penalidade).
Equipas:
Independiente Del Valle: Jorge Pinos, Alan Franco, Luis Segovia, Richard Schunke, Beder Caicedo, Cristian Pellerano, Lorenzo Favarelli (Efren Mera, 80), Jacob Murillo, Fernando Guerrero (Alejandro Cabeza, 60), Jhon Sánchez e Gabriel Torres (Angelo Preciado, 72).
(Suplentes: Moises Ramirez, Dani Nieto, Anthony Landázuri, Hamilton Piedra, Ángello Peralta, Pablo Alvarado, Efren Mera, Johan Chávez, Alejandro Cabeza e Angelo Preciado).
Treinador: Miguel Ángel Ramírez (espanhol).
- Flamengo: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio (Thuler, 84), Gustavo Henrique, Filipe Luís, Willian Arão, Gerson, Éverton Ribeiro, Diego (Vitinho, 46), De Arrascaeta e Bruno Henrique (Pedro, 68).
(Suplentes: César, Thiago Maia, Renê, Thuler, Matheus Dantas, Vinicius Souza, Lincoln, João Lucas, Pedro Rocha, Michael, Pedro e Vitinho).
Treinador: Jorge Jesus (português).
Árbitro: Leodan González (Uruguai).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gerson (19), Cristian Pellerano (23), Beder Caicedo (45+4), Fernando Guerrero (48), Filipe Luís (78), Alejandro Cabeza (86), Gustavo Henrique (89) e Rafinha (90+1).
Assistência: Cerca de 30.000 espectadores.
Acompanhe as incidências do encontro referente à ronda 29 do Brasileirão
Christian marcou o único golo do jogo
Emerson Leão fala sobre a condição física do internacional canarinho
Piero Ausilio desmentiu informações veiculadas na imprensa italiana, em entrevista ao 'Corriere dello Sport'
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool