"Dada a impossibilidade de extraditar Robinho para Itália", devido a um princípio constitucional no Brasil, a 17 de fevereiro, o sistema judicial italiano oficializou o pedido de "homologação da condenação", de acordo com o Ministério Público.
O Ministério Público Federal do Brasil concordou esta segunda-feira com o pedido do sistema judicial italiano, que o condenou o ex-jogador Robinho nove anos de prisão por violação e pediu que o ex-futebolista cumprisse a pena no Brasil.
"Para o órgão não há impedimento legal à transferência da execução da sentença", diz uma carta do procurador-geral adjunto da República, Carlos Frederico Santos, que foi enviada ao Tribunal Superior de Justiça (STJ), disse a Procuradoria-Geral da República em comunicado.
Relacionadas
A declaração do Ministério Público, a pedido da juíza Maria Thereza de Assis, investigadora do STJ no processo, é o primeiro passo para que a condenação seja aprovada no Brasil. "Dada a impossibilidade de extraditar Robinho para Itália", devido a um princípio constitucional no Brasil, a 17 de fevereiro, o sistema judicial italiano oficializou o pedido de "homologação da condenação", de acordo com o Ministério Público.
O procurador-adjunto indicou que a homologação se baseia "no respeito pelo princípio da não aplicação de duas penas para o mesmo crime".
No caso de Robinho, o ex-jogador "será notificado no endereço domiciliário indicado" no processo, acrescentou Santos. Em outubro, a Itália tinha solicitado a extradição do ex-atacante do Real Madrid e Milão, na sequência da sua condenação pela violação em grupo de uma jovem albanesa em Milão em 2013.
Robinho, segundo as investigações, alegadamente obrigou a mulher, então com 23 anos, a beber até ficar inconsciente e depois forçou-a, com um grupo de amigos, a fazer sexo no vestiário de uma discoteca sem que ela conseguisse resistir.
Os acontecimentos ocorreram enquanto o jogador de futebol estava sob contrato com AC Milan, onde esteve durante quatro temporadas (2010-2014).
O Supremo Tribunal Italiano tornou definitiva a sentença de nove anos decidida pelo Tribunal de Milão e confirmada pelo Tribunal de Recurso.
Para além de Robinho, o seu amigo Ricardo Falco - também condenado a nove anos de prisão em Itália - e outros quatro homens não identificados estiveram envolvidos na violação.
Citado pela 'ESPN Brasil', Hugo Cajuda sublinhou o compromisso do técnico com o Verdão
Patrick Vieira decidiu terminar a carreira aos 33 anos
Contratado ao Casa Pia em fevereiro, o português tem estado em evidência no Brasil e faz uma balanço muito positivo
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense