Técnico português festejou na última jornada da Série B ao vencer o Santos
A Série B do Brasileirão concluiu-se este domingo com Pepa a garantir a subida de Sport Recife à elite do futebol canarinho. O técnico português carimbou o passaporte graças ao triunfo (2-1) sobre o já campeão Santos na última jornada, numa noite de grandes emoções, com quatro clubes a lutarem pelas três vagas disponíveis. No final, além dos emblemas referidos, Mirassol e Ceará foram os outros clubes a fazer a festa da subida.
Depois de ter chegado no início de setembro, Pepa encetou uma notável recuperação. Com 9 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas em 16 jogos (31 pontos conquistados em 48 possíveis), com 29 golos marcados e 13 sofridos, o técnico acabou por conseguir o objetivo da subida.
À entrada para última ronda, o Sport Recife estava no 5º lugar, ainda que com os mesmos pontos do 4º (Ceará). Por isso, além de vencer o Santos, precisava que pelo menos um dos três rivais na luta pela promoção cedesse pontos. E dois deles falharam: o Ceará empatou (0-0) na visita ao Guarani; e o Novorizontino perdeu (0-1) no reduto do Goiás.
Assim, o Sport subiu para o 3º lugar, com 66 pontos, a 1 do Mirassol e a 2 do Santos. Ceará (4º) e Novorizontino (5º) acabaram com 64 pontos, sendo que o segundo falhou a subida no desempate pelo número de vitórias (18 contra 19).
No final do jogo, Pepa não escondeu a satisfação. "É muito especial. Não é fácil vir de Portugal. Muitos disseram que eu dava um passo atrás, que estava a ir para um clube que não tinha hipóteses e eu encontrei homens fantásticos e uma ‘torcida’ fanática, no bom sentido, que cobra muito. É muita pressão mas esta pressão é um privilégio. Vim porque acreditei desde o primeiro minuto. Queremos ser campeões mas temos noção que o mais importante era colocar o clube na Série A", disse Pepa à Sportv brasileira, mostrando-se agradecido ao apoio dos adeptos: "Que no próximo ano o ambiente esteja assim em todos os jogos."
Agente português confia muito nas capacidades do brasileiro
Mengão mantém perseguição ao líder Palmeiras, que também venceu na ronda 28
Equipa de Abel Ferreira sofreu primeiro, mas depois respondeu com cinco golos sem reação do adversário
Em sondagem levada a cabo pelo 'GloboEsporte'
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida