Treinador do Palmeiras, que recentemente conquistou o Paulistão, não esqueceu o antigo técnico do Flamengo nas comemorações
Vanderlei Luxemburgo é a favor da aposta dos clubes em treinadores brasileiros. Após conquistar o Paulistão, no comando do Palmeiras, o respeitado técnico brasileiro defendeu os treinadores brasileiros e até lembrou Jorge Jesus, antigo treinador do Flamengo, afirmando que o facto do português ter tido uma passagem gloriosa no Mengão não deve levar os clubes brasileiros a apostar em treinadores estrangeiros.
"A única coisa que eu questiono é que tenhamos de mudar nossas características porque o futebol na Europa é mais rápido. Vamos com calma. Somos pentacampeões do mundo jogando em cima da nossa cultura. Claro que temos de aprender, fazer cursos. Mas não é mudar a nossa essência pentacampeã do mundo, 11 vezes campeã do mundo interclubes e que tem toda uma história sem treinador estrangeiro. Temos de mudar agora porque o Jorge Jesus veio aqui e ganhou uma Libertadores? Temos de mudar porque o futebol [europeu] é mais rápido?", começou por dizer o técnico do Palmeiras.
"O Zagallo em 70 jogou como o Barcelona jogo, sem avançado. Vamos respeitar a essência do futebol brasileiro e vamos perceber que podemos aprimorar cada vez mais, estudar cada vez mais, mas sem mudar a nossa essência. Eu não quero mandar recados a ninguém, até porque o maior recado que um treinador pode dar é conquistar Taças. Só acho que um certo pessoal que não acompanha, deveria sair do estúdio e assistir a uns treinos para poder falar sobre o que nós estamos a fazer. Só isso", continuou, lembrando ainda o Mundial de 2014.
"Acabou o Mundial aqui no Brasil e o pessoal execrou os [treinadores] mais velhos. Não se pode ser mais velho, é? Felipão [Luiz Felipe Scolari] e Parreira estavam lá. O pessoal da imprensa não tem noção de quantos jovens treinadores foram queimados porque vocês criaram a tendência de que tinham de ser mais jovens, sem preparação para assumir grandes clubes. Perdemos alguns jovens com um potencial muito grande", finalizou.
Campeonato arranca no final de janeiro
Treinador português deixa o clube brasileiro com os três auxiliares
'Globo Esporte' dá conta que treinador português tomou decisão há vários dias
Gabriel Barbosa, ex-avançado do Benfica, desperdiçou da marca dos onze metros
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos