E vão 13. Número do azar, dirão os mais supersticiosos. É o futebol, dirão outros. A verdade é que Lionel Messi leva já 13 penaltis falhados com a camisola do Barcelona, contabilizando todas as competições em que o clube está envolvido. O inglês Joe Hart, do Manchester City, juntou-se a uma lista que começa a ser demasiado larga de guarda-redes que podem gabar-se de já terem parado um remate apontado por Messi da marca dos onze metros. O primeiro a consegui-lo foi Diego López, na época 2007/08, quando envergava a camisola do Villarreal em jogo da Taça do Rei, que o Barcelona acabaria por vencer por 1-0 com um golo de Henry.
Desde que se estreou na equipa principal do Barcelona, Lionel Messi assumiu a responsabilidade de tentar converter 59 penáltis (sem ter em conta os desempates) acabando por transformar 46 e desperdiçar 13. Três dos mais importantes foram na Liga dos Campeões e o mais penalizador de todos aconteceu na meia-final da Liga dos Campeões em 2011/12, a 24 de abril de 2012. O Barça acabou eliminado (derrota fora por 1-0 e empate no Camp Nou por 2-2) e ficará sempre a dúvida: e se Messi tivesse marcado aquele penálti?
Antes, para a mesma Liga dos Campeões, Messi havia falhado um penalti frente ao Panathinaikos, sem consequências de maior, já que os catalães venceram o jogo por 5-1. Em Londres, na passada terça-feira, o falhanço diante do Manchester City também não impediu o triunfo do Barcelona por 2-1.
Nos 13 penáltis falhados, Messi viu dois dos remates saírem diretamente para fora, outros dois serem devolvidos pela barra da baliza e nove defendidos pelos guarda-redes. Além de Diego López e Joe Hart, os outros homens que travaram os penáltis do argentino foram Riesgo (Huelva), Caballero (Benidorm), Tzorvas (Panathinaikos), Diego Reis (Valencia), Javi Varas (Sevilha), Adán (Betis) e Oblak (At. Madrid).
PENÁLTIS DE MESSI
AO SERVIÇO DO BARÇA*
59 cobrados
46 golos
13 falhados (8 defendidos, 2 à trave, 2 para fora)
Eficácia (77,9 %)
O curioso é que o pé esquerdo de Messi parece denunciar a maior parte dos seus remates da marca dos onze metros, pois sete das defesas aconteceram a remates para o lado esquerdo dos guarda-redes. Apenas Diego López e Riesgo pararam remates para a sua direita. Os dois remates para fora foram também para a direita dos guarda-redes.
Cristiano Ronaldo
Os números de Cristiano Ronaldo no Real Madrid são bem mais impressionantes. O português tem os mesmos 59 penáltis apontados, sendo 54 transformados e apenas 5 falhados, todos defendidos pelos guarda-redes contrários.
A eficácia de Ronaldo da marca de onze metros é de 91,5% contra apenas 77,9% do seu rival argentino. Curiosamente, Messi tem tantos penáltis marcados ao Real Madrid quanto os que o CR7 tem ao Barcelona – cinco cada qual.
PENÁLTIS DE RONALDO
AO SERVIÇO DO REAL*
59 cobrados
54 golos
5 falhados (todos defendidos)
Eficácia (91,5 %)
*Não inclui desempates por grandes penalidades
Avançado português não conseguiu impedir desaire por 2-1
Nome do antigo craque do Barcelona foi retirado do proces
Avançado do Al Ittihad analisou o momento dos merengues
Internacional francês de 23 anos tem brilhado forte no Bayern
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana