_
A reativação do futebol em Espanha é prioridade para o presidente da Liga de Clubes, que alertou para os riscos económicos de uma paragem das competições em reação ao anúncio do final da época 2019/20 em França.
"Não compreendo como haverá mais risco em jogar à porta fechada, com todas as precauções, do que trabalhar numa linha de montagem ou num barco de pesca em alto mar", alegou Javier Tebas, líder do organismo que gere o futebol profissional em Espanha, sobre a pandemia de covid-19.
Tebas alertou, ainda, para a eventualidade da falência de setores económicos importantes caso não possam retomar a sua atividade de forma segura e controlada e para os riscos que o futebol corre de lhe suceder o mesmo.
"Há países em que as equipas já estão a treinar. É esse o exemplo a seguir", disse Tebas quando confrontado com o final da época futebolística 2019/20 em França por decisão governamental, na sequência do anúncio feito hoje pelo Primeiro-ministro, Edouard Philippe, na Assembleia Nacional.
O presidente da Liga espanhola lembrou que o futebol "é um importante motor económico que é preciso reativar, como muitos outros" e acrescentou que a Liga "continua focada na sua reativação, de maneira responsável e respeitando as recomendações das autoridades de saúde, o mais rápido possível"
De acordo com um relatório da Liga referente ao ano de 2019, a indústria do futebol representa 1,37 por cento do produto interno bruto (PIB) de Espanha.
O futebol está paralisado em Espanha desde 12 de março, quando o estado de alerta foi declarado devido à pandemia de coronavírus, e toda a população está confinada nas suas habitações até, pelo menos, nove de maio.
Presidente do Barcelona responde ao líder merengue, depois de este ter voltado a falar do 'Caso Negreira'
Comunicado surge após o presidente do Real Madrid voltar apontar o dedo ao árbitro González Fuertes
Médio espanhol fez parte da formação nos merengues, mas destacou-se ao serviço do rival Atlético
Avançado polaco tem contrato até 30 de junho de 2026
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países