Javier Tebas compara risco de jogos à porta fechada com trabalho "numa linha de montagem"
A reativação do futebol em Espanha é prioridade para o presidente da Liga de Clubes, que alertou para os riscos económicos de uma paragem das competições em reação ao anúncio do final da época 2019/20 em França.
"Não compreendo como haverá mais risco em jogar à porta fechada, com todas as precauções, do que trabalhar numa linha de montagem ou num barco de pesca em alto mar", alegou Javier Tebas, líder do organismo que gere o futebol profissional em Espanha, sobre a pandemia de covid-19.
Relacionadas
Tebas alertou, ainda, para a eventualidade da falência de setores económicos importantes caso não possam retomar a sua atividade de forma segura e controlada e para os riscos que o futebol corre de lhe suceder o mesmo.
"Há países em que as equipas já estão a treinar. É esse o exemplo a seguir", disse Tebas quando confrontado com o final da época futebolística 2019/20 em França por decisão governamental, na sequência do anúncio feito hoje pelo Primeiro-ministro, Edouard Philippe, na Assembleia Nacional.
O presidente da Liga espanhola lembrou que o futebol "é um importante motor económico que é preciso reativar, como muitos outros" e acrescentou que a Liga "continua focada na sua reativação, de maneira responsável e respeitando as recomendações das autoridades de saúde, o mais rápido possível"
De acordo com um relatório da Liga referente ao ano de 2019, a indústria do futebol representa 1,37 por cento do produto interno bruto (PIB) de Espanha.
O futebol está paralisado em Espanha desde 12 de março, quando o estado de alerta foi declarado devido à pandemia de coronavírus, e toda a população está confinada nas suas habitações até, pelo menos, nove de maio.
Julgamento do jogador, atualmente ao serviço do Villarreal, arranxa a 2 de novembro... do próximo ano
Treinador dos colchoneros foi expulso e teve de ser separado por elementos da segurança, queixando-se de que lhe foi mostrado o dedo do meio
Reds marcaram dois golos madrugadores, colchoneros igualaram mas Van Dijk decidiu na compensação
Avançado francês do Real Madrid assiste ao evento pela televisão
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2