Yeray Álvarez sofre de perda de cabelo desde que foi diagnosticado com um cancro nos testículos. UEFA informa que só poderá regressar aos relvados em abril de 2026
Yeray Álvarez foi recentemente suspenso pela UEFA por 10 meses após ter acusado positivo num controlo antidoping. O teste, realizado depois da meia-final da Liga Europa frente ao Manchester United de Ruben Amorim, na última temporada, revelou que o defesa espanhol de 30 anos tinha Canrenona no seu organismo, uma substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (AMA) classificada na categoria S5, que inclui diuréticos e agentes mascarantes. Em comunicado, o jogador assumiu que estava a fazer um tratamento contra a alopecia, mais conhecida por calvície, desde que venceu um cancro nos testículos.
"Após analisar o caso, concluímos que o meu resultado positivo se deveu ao facto de ter tomado inadvertidamente um medicamento para a queda de cabelo que continha uma substância proibida. O processo disciplinar está atualmente sob investigação e sujeito a confidencialidade, pelo que estou provisoriamente suspenso e não estou autorizado a fazer mais declarações públicas. Lamento muito esta situação, mas, com o apoio do clube, estou a trabalhar na minha defesa, na convicção de que poderei regressar ao campo o mais rapidamente possível", disse Yeray Álvarez, que aceitou a suspensão preventiva e voluntária em 2 de junho, data que servirá como referência para o período que terá a cumprir.
Relacionadas
Por sua vez, a UEFA, também em comunicado, confirmou a "violação não intencional das regras antidoping" por parte do jogador, confirmando que este está suspenso dos relvados até 2 de abril de 2026.
"Em 1 de maio de 2025, o jogador do Athletic Club, Yeray Álvarez, foi submetido a um controlo antidoping em competição realizado pela UEFA após um jogo da Liga Europa da UEFA. A análise da amostra do jogador por um laboratório acreditado pela WADA (Agência Mundial Antidoping) revelou a presença de Canrenona, uma substância proibida dentro e fora de competição na categoria S5. Diuréticos e agentes mascarantes da Lista de Substâncias Proibidas da WADA de 2025. Em 2 de junho de 2025, o jogador aceitou uma suspensão provisória voluntária com efeito a partir dessa data", começou por informar o organismo, continuando: "Após a abertura do processo disciplinar contra o jogador em 10 de junho de 2025, dois inspetores de ética e disciplina da UEFA conduziram uma investigação e o caso foi submetido aos órgãos disciplinares da UEFA para decisão. Na reunião de 19 de agosto de 2025, o órgão disciplinar competente da UEFA decidiu suspender o jogador por dez (10) meses, a partir da data da suspensão provisória (ou seja, 2 de junho de 2025) e terminando em 2 de abril de 2026, por ter cometido uma violação não intencional das regras antidoping."
Entretanto, o Ath. Bilbao já reagiu oficialmente à suspensão. "A UEFA decidiu que Yeray cometeu um erro e impôs-lhe uma sanção de 10 meses. A sanção começa a contar a partir do passado dia 2 de junho, uma vez que Yeray aceitou voluntariamente a suspensão provisória, pelo que poderá voltar a competir a partir de 2 de abril de 2026", pode ler-se.
Yeray Álvarez sofre de perda de cabelo desde que foi diagnosticado com um cancro nos testículos. UEFA informa que só poderá regressar aos relvados em abril de 2026
Clube basco confirma que a inscrição do defesa não foi aprovada após erro no fecho de mercado
Defesa central tinha tudo certo para reforçar o adversário do... Sporting
Adversário dos leões na fase de liga da Champions segue com registo 100% vitorioso no campeonato
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense