Inicialmente convocado por Luis de la Fuente para os próximos compromissos da seleção espanhola (Geórgia e Bulgária, a 11 e 14 de outubro, respetivamente), Lamine Yamal foi ao final da tarde retirado da lista, devido a um problema físico que o deixará fora de combate entre duas ou três semanas. De acordo com o comunicado da Federação espanhola (RFEF), a decisão de desconvocar o avançado surgiu na sequência do envio por parte do Barcelona da documentação que confirma os problemas na púbis que afetam o jovem jogador de 18 anos.
Ora, aí reside a 'boca' deixada pela RFEF aos catalães, já que a comunicação da lesão do criativo surgiu apenas depois do anúncio da convocatória. "Depois do pedido de informação feito pelos serviços médicos da RFEF durante o dia de ontem, os serviços médicos do Barcelona comunicaram esta tarde, uma vez publicada a convocatória oficial, umas queixas na zona da púbis", podia ler-se na nota federativa.
Tudo isto surge na sequência de uma polémica entre Barcelona - através do técnico Hansi Flick - e o selecionador espanhol, já que o alemão havia acusado De La Fuente de ter utilizado Yamal na última paragem de seleções quando o jogador já se apresentava com queixas. "O Yamal já estava com dores, não treinou e recebeu analgésicos para jogar”, acusou o treinador na altura.
Esta sexta-feira, na conferência de imprensa de apresentação da sua convocatória, Luis de la Fuente abordou o assunto: "Eu só digo a verdade. Não a minha verdade, a verdade. O futebol é sempre jogado com desconforto. Não vou dar detalhes médicos. Nada aconteceu. Parece que sentiu desconforto depois do jogo. Só isso."
Clube queixou-se e RFEF retirou o craque da convocatória
Utilização do avançado nos últimos compromissos da seleção já tinha gerado controvérsia
Diário catalão 'Sport' dá conta de uma conversa entre Deco e os agentes Carlos Gonçalves e António Casanova
Evento de Natal acontecerá em novembro no Nobu Hotel, em Londres, e não contará com a presença da estrela do Barcelona
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Ex-jogadores do Manchester United não têm poupado o treinador português
Jackson Irvine vive experiência invulgar no St. Pauli
Demetri Mitchell não precisou de agente e acabou por garantir um salário superior
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra