Laporta terá de lidar com alguns entraves se quiser fechar a renovação do astro argentino
Os últimos dias têm sido de grandes decisões em Barcelona. O contrato de Messi com os blaugrana terminou no último dia de junho, mas Laporta continua a tentar de tudo para fazer com que o argentino renove com a equipa espanhola. Entre os entraves às negociações estão o fair-play financeiro, os cortes salariais, e a garantia pedida pelo jogador para se certificar que recebe a totalidade do seu salário, sem o adiamento de qualquer parcela.
Desde logo, e segundo avança o jornal espanhol 'Marca', Messi quer ter a sua situação fiscal bem definida. Se renovar pelo Barça, o avançado irá receber um contrato válido para as próximas duas temporadas, que lhe permitirá ir jogar na MLS quando o mesmo terminar. O problema é que, segundo a mesma fonte, o jogador já tem algum dinheiro por receber do clube, que ainda não lhe foi entregue. Nesta situação, e se o recebesse já aquando da sua estadia nos Estados Unidos, o dinheiro, que viria de Espanha, seria tributado em qual dos dois países?
Relacionadas
Outro problema é a complicada situação financeira dos blaugrana, que se agrava mais ainda tendo em conta o contrato astronómico que o argentino pode vir a assinar. O clube estará em conversações com o plantel, de forma a reduzir a folha salarial geral, ou a chegar a um acordo para adiar os pagamentos, tal como já está a acontecer no presente. A 'Marca' avança que ainda não há acordo nesta parte, uma vez que esta não será uma solução que agrada o balneário.
Messi quer também ter garantias de que receberá exatamente os valores que vão ser acertados e, preferencialmente, sem adiamentos. Ora, devido à situação delicada, o presidente do Barcelona conseguiu um empréstimo de cerca de 500 milhões de euros para ajudar com os salários, mas, numa situação assim, prevê-se que 'voem' mais rápido do que é normal. Neste momento, cada parcela que não chega imediatamente ao jogador, vai-se acumulando num valor que parece ir somando vários zeros.
O fator que parece agradar mais ao argentino será mesmo o projeto desportivo. O Barça já garantiu as contratações de Agüero, Eric Garcia e Depay, que poderão ser bons indicadores de que está a tentar dar o salto para um nível acima. Falta saber se Messi estará presente.
Internacional espanhol anotou um hat trick
Presidente do Barcelona está à frente do clube desde 2021
Internacional espanhol, de 24 anos, já leva 20 jogos esta temporada e tem sido um dos habituais titulares
Antigo médio costa-marfinense não guarda boas memórias dos últimos anos com o treinador catalão
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Triunfo por 2-0, graças aos golos de Wynder e João Veloso
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham