Laporta terá de lidar com alguns entraves se quiser fechar a renovação do astro argentino
Os últimos dias têm sido de grandes decisões em Barcelona. O contrato de Messi com os blaugrana terminou no último dia de junho, mas Laporta continua a tentar de tudo para fazer com que o argentino renove com a equipa espanhola. Entre os entraves às negociações estão o fair-play financeiro, os cortes salariais, e a garantia pedida pelo jogador para se certificar que recebe a totalidade do seu salário, sem o adiamento de qualquer parcela.
Desde logo, e segundo avança o jornal espanhol 'Marca', Messi quer ter a sua situação fiscal bem definida. Se renovar pelo Barça, o avançado irá receber um contrato válido para as próximas duas temporadas, que lhe permitirá ir jogar na MLS quando o mesmo terminar. O problema é que, segundo a mesma fonte, o jogador já tem algum dinheiro por receber do clube, que ainda não lhe foi entregue. Nesta situação, e se o recebesse já aquando da sua estadia nos Estados Unidos, o dinheiro, que viria de Espanha, seria tributado em qual dos dois países?
Relacionadas
Outro problema é a complicada situação financeira dos blaugrana, que se agrava mais ainda tendo em conta o contrato astronómico que o argentino pode vir a assinar. O clube estará em conversações com o plantel, de forma a reduzir a folha salarial geral, ou a chegar a um acordo para adiar os pagamentos, tal como já está a acontecer no presente. A 'Marca' avança que ainda não há acordo nesta parte, uma vez que esta não será uma solução que agrada o balneário.
Messi quer também ter garantias de que receberá exatamente os valores que vão ser acertados e, preferencialmente, sem adiamentos. Ora, devido à situação delicada, o presidente do Barcelona conseguiu um empréstimo de cerca de 500 milhões de euros para ajudar com os salários, mas, numa situação assim, prevê-se que 'voem' mais rápido do que é normal. Neste momento, cada parcela que não chega imediatamente ao jogador, vai-se acumulando num valor que parece ir somando vários zeros.
O fator que parece agradar mais ao argentino será mesmo o projeto desportivo. O Barça já garantiu as contratações de Agüero, Eric Garcia e Depay, que poderão ser bons indicadores de que está a tentar dar o salto para um nível acima. Falta saber se Messi estará presente.
Ángel Torres contou pormenores no podcast 'Resonancia de Corazón'
Joan Laporta, presidente dos catalães, conta pormenores
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido