Treinador holandês não resistiu à derrota frente ao Rayo Vallecano
A derrota com o Rayo Vallecano precipitou a saída de Ronald Koeman do Barcelona, mas há muito que Joan Laporta vinha a maturar a ideia de despedir o treinador holandês, segundo escreve esta manhã a imprensa espanhola. Os resultados da equipa na Champions - derrota com o Benfica na Luz - e na LaLiga deixavam antever o cenário que ontem, depois de mais um desaire, acabou por acontecer.
Koeman soube que ia deixar o cargo a bordo do avião no regresso a Barcelona. Segundo a imprensa da Catalunha, Laporta falou logo depois do jogo com alguns elementos da direção que o tinham acompanhado a Madrid e comunicou a decisão ao técnico holandês durante a viagem. O anúncio oficial foi feito por volta da meia-noite, hora de Espanha.
Relacionadas
Depois, o presidente reuniu-se pela madrugada dentro com o núcleo duro dos blaugrana, no sentido de definir o caminho a seguir e, obviamente, escolher um novo treinador.
E há outra questão: segundo o 'El País' despedir Ronald Koeman vai custar 12 milhões de euros aos cofres do clube que, como sabemos, não estão propriamente a abarrotar por estes dias...
O senhor que se segue
O favorito para ocupar o cargo do holandês é Xavi Hernandez, antiga glória do Barcelona, considerado um dos melhores médios de todos os tempos e, segundo o 'Sport', as duas partes já terão mesmo chegado a acordo.
Xavi, de 41 anos, é agora treinador do Al Saad, no Qatar, mas mal o jogo do Barcelona com o Rayo Vallecano terminou começou a receber mensagens de amigos no telemóvel, pois o desejo dos blaugrana em contar com os seus serviços como técnico não é propriamente novo.
Xavi tem sete títulos conquistados com o Al Saad, tendo já chegado aos 100 jogos à frente da equipa. Conseguiu implantar o seu estilo de jogo desde 2018/19 com um saldo muito positivo: 66 vitórias, 16 empates e 18 derrotas, com 273 golos a favor e 126 contra.
Mas nunca escondeu o desejo de treinar o Barcelona, casa que conhece como ninguém. Terá agora de rescindir com o Al Saad; segundo o 'Sport', a cláusula de rescisão é de 1 milhão de euros.
O acordo com os blaugrana inclui também a contratação da sua equipa técnica, o irmão, Óscar, e Sergio Alegre, como adjuntos, e Iván Torres, como preparador físico.
Erik ten Hag, treinador do Ajax, Roberto Martínez, selecionador da Bélgica, e Andrea Pirlo, ex-técnico da Juventus, recorde-se, foram outros nomes também falados.
Treino à tarde
Enquanto a direção ultima a contratação do sucessor de Koeman, a imprensa catalã revela que a equipa deverá ser liderada interinamente por Sergi Barjuan, treinador da equipa B.
O treino de hoje, que estava inicialmente agendado para as 11 da manhã, foi adiado para a tarde. Koeman deverá aproveitar a sessão para se despedir dos jogadores e dos funcionários do clube.
(Notícia atualizada às 9h44)
Joan Laporta, presidente dos catalães, conta pormenores
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Blaugrana continuam sem perder na La Liga, onde registam quatro triunfos e um empate
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais