Esta quinta-feira o ex-médio vai ter uma reunião-chave com o dono do Al-Sadd
A contratação de Xavi Hernández como treinador do Barcelona viverá esta quinta-feira mais uma etapa que pode ser fulcral para o desenrolar da negociação. Segundo o jornal catalão ‘Sport’, haverá uma reunião chave na qual o técnico espanhol se encontrará com Mohamad bin Khalifa al Thani, dono do Al-Sadd, no seu palácio, de modo a negociar em nome do Barcelona a sua saída.
De acordo com informações da imprensa catalã, Xavi tem uma cláusula de rescisão com o clube qatarí avaliada em cinco milhões de euros, firmada aquando da renovação do técnico em junho passado, fazendo com que a cláusula que Xavi tinha com o Barça, que o permitia regressar ao clube a custo zero, ficasse anulada. À época, o técnico espanhol aceitou a cláusula apenas para que o emblema do Médio Oriente pudesse ter voz na negociação com os blaugrana, mas o dono do clube sempre lhe assegurou que quando chegasse a proposta liberaria Xavi sem custos.
Relacionadas
Agora que parece ter chegado a proposta, Mohamad bin Khalifa al Thani quer cumprir a sua palavra, permitindo que o Barcelona poupe alguns milhões ao seu cofre. Todavia, para tal, a única exigência que o sheik faz é que seja Laporta, em pessoa, a fechar os últimos detalhes do negócio, algo que não parece ir ao encontro da vontade do presidente culé.
Esta quarta-feira, dois membros da direção do Barcelona viajaram até ao Qatar para concluir as negociações. Contudo, ao jantar, o presidente do Al-Sadd não esteve presente, pois continua irredutível quanto a querer negociar diretamente com Laporta.
Como Joan Laporta não tem previsto viajar para Doha para tratar do ‘negócio Xavi’, parece ser o ex-médio espanhol quem está a tratar das negociações na primeira pessoa, falando com o próprio sheik, com quem mantém uma boa relação. Segundo o ‘Sport’ o clube blaugrana já tem tudo acordado com o treinador, falta apenas finalizar pormenores com o Al-Sadd e, como tal, é Xavi quem está a servir de intermediário e a representar os culé na sua própria negociação.
O Barcelona quer fazer tudo para que não sejam pagos os cinco milhões da cláusula e, caso as negociações se compliquem, o jornal catalão informa que o Barça pode oferecer algumas alternativas, inclusive a celebração de um jogo particular entre ambos os clubes.
Recorde-se que, segundo informações da imprensa catalã, se as negociações correrem conforme o planeado, Xavi poderá ser anunciado ainda esta semana e a sua apresentação oficial aconteceria na próxima. De qualquer modo, mesmo que as negociações se atrasem um pouco, o técnico espanhol só estará no banco de suplentes do emblema blaugrana depois da paragem para os compromissos das seleções.
Joan Laporta, presidente dos catalães, conta pormenores
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Blaugrana continuam sem perder na La Liga, onde registam quatro triunfos e um empate
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido