Novo treinador não esconde ambição na hora do regresso a 'casa'
O 'bom filho à casa torna' e Xavi está mesmo de regresso ao Barcelona. O antigo jogador dos blaugrana foi esta segunda-feira apresentado em Camp Nou como novo treinador dos catalães em ambiente de euforia entre os adeptos e não escondeu a ambição.
"O desgaste vai ser tremendo, mas gosto de desafios", atirou o técnico que chega do Al Sadd, acrescentando que "o Barcelona não se pode permitir empatar ou perder".
Relacionadas
Apesar de reconhecer o momento difícil que o clube vive, Xavi não escondeu a vontade de dar a volta à situação dos blaugrana. "Sei que é um momento difícil, tanto económica como desportivamente, mas tenho o desejo e a vontade de devolver a paixão aos adeptos. Vou exigir aos jogadores, porque somos o Barça, o melhor clube do mundo. Estou muito emocionado com os fãs e temos que multiplicá-los por 10. Precisamos de exigência máxima no trabalho e daqui em diante, esforço e respeito", garantiu o técnico.
Diante de cerca de 10 mil adeptos, Xavi Hernández fez questão de relembrar o seu tempo enquanto jogador dos culé e agradeceu a todos os adeptos. "Tenho muitas memórias. A receção dos adeptos no próximo jogo vai marcar-me muito. Não podemos falhar-lhes. Temos de trabalhar muito a partir de amanhã e transmitir aos jogadores que somos o Barça. Os adeptos deram-me pele de galinha", afirmou.
"Já estamos a pensar no clássico contra o Espanyol, vamos preparar-nos para vencê-los e a partir daí, vamos pensar em cada um dos jogos que venha. É um projeto de médio a longo prazo", explicou o antigo internacional espanhol que vai comandar uma equipa repleta de jovens promessas.
Xavi não fugiu ainda à comparação entre o estilo de jogo dele e do seu ex-técnico Pep Guardiola: "Ser comparado a Guardiola já é um sucesso por tudo o que ele deu ao futebol e ao Barça. Para mim ele é o melhor treinador do mundo e qualquer comparação agora é má. Serão os resultados que vão dizer se nos saímos bem ou não, mas para mim já é um sucesso que me comparem com ele".
Sobre comandar uma equipa do Barcelona que não terá o seu ex-companheiro Lionel Messi, Xavi foi bastante claro: "[Messi] mandou-me uma mensagem e desejou-me sorte, dissemos umas piadas, desejo-lhe o melhor, ele é o melhor jogador da história do clube, mas já não está cá. Temos os jogadores que temos e há que trabalhar com eles. O Leo já não está".
Catalães ainda não têm as autorizações necessárias para utilizar o novo Camp Nou
Presidente honorário do Bayern confrontado com o interesse que o clube demonstrou em Florian Wirtz, que neste mercado rumou ao Liverpool
Extremo do Barcelona e da seleção espanhola passou noite de nervos em Konya
Extremo do Barcelona não escondeu a ambição de conquistar os prémios
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS