Atlético Madrid virou entreposto de avançados

A questão, levantada pela transferência de Radamel Falcão para o Monaco, é saber se os dirigentes conseguem encontrar um sucessor com rendimento semelhante ao do colombiano...

Atlético Madrid virou entreposto de avançados
Atlético Madrid virou entreposto de avançados • Foto: REUTERS

Em seis anos, os adeptos do Atlético Madrid viram chegar e partir quatro avançados que os deixaram habituados a golos e glória.

Em troca, a jeito de compensação, o clube recebeu grandes encaixes financeiros, que funcionaram depois como balões de oxigénio para equilibrar as contas deficitárias.

A questão, levantada pela transferência de Radamel Falcão para o Monaco, é saber se os dirigentes conseguem encontrar um sucessor com rendimento semelhante ao do colombiano - e dos antecessores -, de Fernando Torres a Diego Forlán, passando por Sergio Agüero.

Torres, El Niño, desde 2001 na equipa principal, com 17 anos, esteve no regresso da equipa à liga espanhola (2003) e até 2007, em 214 jogos, marcou 82 golos.

Os 20 milhões de libras (mais 23,3 milhões de euros) que rendeu a transferência para o Liverpool de Rafael Benítez - o total, especula-se terá sido 38 milhões, mas é preciso descontar a compra de Luís García -, no verão de 2007, não sossegou os adeptos.

Mas os desempenhos de Sergio Kun Agüero, herdeiro argentino de El Niño, contratado em maio de 2006 por 23 milhões de euros, valor recorde para o clube, levaram de novo o Vicente Calderón ao rubro.

O amor durou até ao verão de 2011, quando o Manchester City chegou com 38 milhões de libras (mais de 44,3 milhões de euros) e o levou para a liga inglesa, depois de 175 jogos e 75 golos em Espanha.

Os adeptos não perdoaram a "traição" e ameaçaram-no, desejando-lhe a morte.

O dinheiro da venda de Agüero foi todo empregue na aquisição de Radamel Falcão ao FC Porto, no verão de 2011.

Depois de duas temporadas brilhantes nos portistas, o colombiano prosseguiu o impressionante ritmo, juntando uma Superta Europeia, outra Liga Europa e uma Taça de Espanha.

Despediu-se do Vicente Calderón sem golos, no embate (0-0) frente ao Maiorca, no domingo - o último jogo dos colchoneros é em Saragoça - rendendo 51 golos em 65 jogos... e 45 mihões de euros.

Para o seu lugar são apontados Jackson Martínez (FC Porto), Hulk (Zenit), Negredo (Sevilha), Luis Suárez (Liverpool), Leandro Damião (Internacional), Kevin Gameiro (Paris Saint-Germain) e Edin Dzeko (Manchester City.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Espanha
Notícias
Notícias Mais Vistas