Em Amesterdão, Javier Tebas lembrou que a 'La Liga' tem vindo, "desde 2017" a denunciar as práticas "sobretudo do Manchester City e do PSG" e garantiu, em discurso na Plataforma de Aconselhamento de Clubes (CAP) das Ligas Europeias, que não o faz para defender o Real Madrid na questão da contratação falhada do internacional francês Kylian Mbappé.
"Estamos a atuar pela defesa do ecossistema do futebol europeu. [Os 'clubes-Estado'] causam muito dano ao ecossistema do futebol, europeu. Competem deslealmente, provocam um efeito de inflação nos salários e põem em questão a credibilidade da UEFA e do seu sistema de controlo financeiro", acusou o dirigente do organismo que superintende o futebol profissional em Espanha.
Com a mira quase sempre apontada aos parisienses e aos 'citizens', Tebas enumerou as "condutas reprováveis no âmbito económico", nomeadamente "patrocínios e outras operações de mercado sobrevalorizados, deslocalização de pagamentos para outros Estados" e indiferença para com os "prejuízos" acumulados.
"Eu, como Liga, se quero cumprir as normas de governança, estou obrigado a denunciar quando existem irregularidades que afetem as competições. Isso também é governança. Se a Liga espanhola assobiasse para o lado em relação a isto, estaríamos a incumprir as nossas normas", sustentou.
Para prová-lo, Tebas recordou, em diapositivos apresentados à audiência, todos os casos denunciados pela 'La Liga' desde 2017 e lembrou que o Manchester City e o PSG "foram sancionados pela UEFA", mas lamentou que Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) tenha revogado as penas em "duas decisões surpreendentes".
"Os três clubes que continuam envolvidos na Superliga utilizam precisamente o argumento de que a UEFA não é capaz de lutar contra os 'clubes-Estado' e que nós, no futebol, não fomos capazes de criar um sistema que os controle", desabafou Tebas.
Espanha suspira de alívio por o goleador estar lesionado. Noruega tenta driblar o contratempo
Brasileiro, que está detido desde o início deste ano, continua a ser muito requisitado pelos restantes reclusos
Médio, que se retirou dos relvados há poucos dias, deixa muitos elogios ao técnico português e a Cristiano Ronaldo
Clube quer avançar para a contratação do norueguês do City em 2024, altura em que o valor da sua cláusula desce... para 240M€
Médio, que se retirou dos relvados há poucos dias, deixa muitos elogios ao técnico português e a Cristiano Ronaldo
Série de alterações apresentadas pela associação que regula as regras do futebol entrarão em vigor já a partir de julho
Novo capitão da seleção francesa explicou a forma de pensar acerca da liderança
Senol Gunes referiu que o médio inglês se encontrava ausente dos trabalhos da equipa... por estar a chover