Clube catalão vai mesmo avançar com a medida, apesar de faltar o acordo de Messi e companhia
Não há como evitar. O futebol, à semelhança de quase todas as outras áreas, não está a resistir à crise económica imposta pela Covid-19 e os clubes veem nos elevados salários dos jogadores uma solução para combater a radical quebra de receitas.
Em Espanha, o ‘Sport’ revela que o Barcelona quer impor um corte de 70% nos salários de jogadores e staff técnico de todas as equipas profissionais. A medida, que está a gerar um clima de grande tensão, sobretudo dentro do plantel principal blaugrana, pode avançar mesmo sem o acordo dos jogadores. O clube prepara-se para aplicar um ERTE (Expediente de Regulação Temporal de Emprego), medida prevista na lei, que deverá ter mesmo efeitos retroativos. Assim, os jogadores do Barcelona podem enfrentar cortes logo desde o dia 14 de março, quando foi declarado o estado de emergência, que deve durar até ao reatamento das competições. De acordo com o ‘AS’, o plantel principal custa 391 milhões de euros em ordenados, mas gera ao Barcelona cerca de 668 milhões em receitas.
Relacionadas
Além do Barça, Espanyol e Atlético Madrid também já anunciaram a aplicação de um ERTE. Gil Marín, diretor executivo dos colchoneros, garante que só assim é possível "assegurar a sobrevivência e o futuro do clube". Ao contrário dos rivais, a imprensa espanhola avança que o Real Madrid não considera, para já, necessário impor cortes salariais para manter as contas do clube equilibradas.
Acompanhe todas as incidências do encontro da LaLiga
Depois de acusar o Real Madrid de roubar, jovem do Barcelona lança mais lenha para a fogueira
Marcus Sorg não estará no banco durante o 'El Clásico', mas também contribuiu para a polémica
Integrante dos ‘Galáticos’ acredita nas qualidades do brasileiro
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS