Clube colocou também instalações à disposição do governo durante a pandemia de coronavírus
O Espanyol, à semelhança do que fez o Barcelona, apresentou às autoridades para o trabalho um ERTE (expediente temporário de emprego) em que pretende avançar com um corte salarial de 70 por cento aos futebolistas.
A medida foi hoje anunciada em comunicado e afeta os jogadores do plantel principal, da equipa feminina, do Espanyol B, dos juniores e juvenis, bem como treinadores e preparadores físicos das várias equipas.
"O RCD Espanyol, devido à suspensão temporária da competição e à situação excecional que vivemos, apresentou, por razão de força maior, às autoridades para o trabalho um expediente de regulação temporária de emprego (ERTE)", referem os catalães.
O clube, que conta com o ex-benfiquista Raul de Tomás, diz que se trata de uma medida adotada de "maneira unilateral, por motivos de urgência e responsabilidade para com a entidade e todos os seus integrantes", e aguarda autorização do estado.
Na mesma nota, o clube indica que os futebolistas entendem a situação e mostraram "vontade e predisposição" para chegarem a um acordo, que evite a tomada de medidas mais drásticas", colocando em primeiro lugar o "futuro" do clube.
Na quinta-feira, o Barcelona também tinha anunciado um ERTE, com uma redução salarial de 70% no plantel.
"Trata-se de uma redução do valor da compensação diária atribuída aos trabalhadores e, por conseguinte, a redução proporcional da remuneração prevista nos respetivos contratos de trabalho", acrescenta o clube da Catalunha, salientando que vai "obedecer escrupulosamente às normas vigentes na lei do trabalho".
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.
A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 4.858, entre 64.059 casos de infeção confirmados até hoje, enquanto os Estados Unidos são desde quinta-feira o que tem maior número de infetados (mais de 85 mil).
Também hoje o Espanyol comunicou ter colocado os seu estádio à disposição do governo durante a pandemia de coronavírus.
El RCD Espanyol posa a disposició del Govern les seves instal·lacions: https://t.co/aZyo8wqE8h
— RCD Espanyol de Barcelona (@RCDEspanyol) March 27, 2020
El RCD Espanyol pone a disposición del Govern sus instalaciones: https://t.co/U7KW3n27Rj#Volem | #EspanyoldeBarcelona | #RCDE pic.twitter.com/BLW7ZlMxrC
Integrante dos ‘Galáticos’ acredita nas qualidades do brasileiro
Merengues consideram que foi uma "falta de respeito"
Internacional inglês está emprestado pelo Manchester United até final da época, sendo que os catalães têm opção de compra
Mulher, que era emprega doméstica do antigo guarda-redes, substituiu os relógios de marca por falsificações
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos