Antigo jogador de Real Madrid e Barcelona acredita que o clássico será jogado no Camp Nou
O ex-jogador português Luís Figo, que representou Barcelona e Real Madrid, defendeu esta quinta-feira que o futebol deve distanciar-se dos "problemas políticos", em alusão aos incidentes na Catalunha, que poderão afetar o próximo clássico entre os dois clubes.
"Pelo contrário, o futebol deve servir de razão para que as coisas funcionem de uma forma próxima aos valores do desporto", assinalou o antigo médio, numa ação promocional realizada na capital espanhola.
O conflito na Catalunha, motivado pela decisão do Supremo Tribunal de ordenar prisão efetiva de vários dirigentes políticos independentistas, tem originado manifestações e protestos na região, que levaram à detenção de cerca de 100 pessoas. Os incidentes já levaram a Liga espanhola a pedir que o clássico da 10.ª jornada do campeonato, previsto para Camp Nou, em 26 de outubro, seja transferido para Madrid.
"As entidades competentes vão decidir o que é melhor. Não creio que no final se mude a data ou o local. Fala-se muito da situação, mas faltam ainda vários dias para vermos o que sucede", assinalou Figo. Em relação à possibilidade de se efetuar o jogo 'à porta fechada', o ex-futebolista disse que seria "uma pena" se isso acontecer.
Figo considerou também que o ex-benfiquista João Félix, contratado por 126 milhões de euros pelo Atlético de Madrid, está a adaptar-se a uma nova realidade. "É lógico que está num processo de adaptação, a uma nova liga e a um novo clube. Vejo-o bem, é um jogador com muita qualidade e espero que tenha muito êxito", acrescentou.
Acompanhe todas as incidências do encontro da LaLiga
Avançado francês marcou o golo que deu a vitória aos colchoneros diante do Valencia
Avançado português não conseguiu impedir desaire por 2-1
Nome do antigo craque do Barcelona foi retirado do proces
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam
Golo da vitória foi apontado aos 90'+9