A partida da 17.ª jornada, inicialmente marcada para 21 de dezembro, será agora disputada no Estádio de La Cerámica, em Villarreal
A Associação de Futebolistas Espanhóis (AFE) destacou esta quarta-feira a união dos jogadores na defesa dos seus direitos laborais, após o cancelamento do jogo entre o FC Barcelona e o Villarreal, em Miami.
Em comunicado, o sindicato criticou as "pressões enérgicas e constantes" sofridas pelos jogadores e afirmou que a decisão confirma "as contínuas contradições da patronal" sobre um projeto da Liga espanhola de futebol, que alterava o modelo de competição e afetava diretamente as condições de trabalho.
A partida da 17.ª jornada, inicialmente marcada para 21 de dezembro em Miami, será agora disputada no Estádio de La Cerámica, em Villarreal, tendo o cancelamento sido anunciado na terça-feira, dias depois de, na última jornada da competição, vários jogadores e adeptos terem protestado contra a ideia.
A AFE salientou a "falta de transparência, diálogo e coerência" da Liga espanhola e lembrou que os jogadores se manifestaram de forma unânime em campo com a mensagem: "Sem jogadores de futebol, não há futebol".
O sindicato reforçou ainda que a La Liga deve respeitar a voz dos atletas, lembrando que estes são parte essencial na tomada de decisões sobre questões que afetam diretamente as suas condições de trabalho.
O jogo já tinha 'luz verde' da UEFA, que se mostrou contra a ideia, mas acabou por aceitar apontando um falha nos atuais regulamentos da FIFA.
Esta foi a segunda tentativa falhada da La Liga em realizar um jogo do campeonato nos Estados Unidos, depois de, em 2018, o projeto ter 'chumbado' por causa da rejeição da federação espanhola.
Merengues terminaram com 9 jogadores devido às expulsões de Álvaro Carreras (ex-Benfica) e Fran García
Antigo médio do Real Madrid considera, no entanto, que o francês vai conseguir bater o recorde de 59 golos num ano civil
Internacional espanhol anotou um hat trick
Basquetebolista norte-american recorda história hilariante
Avançado do Toluca brilha no México
Inter Miami, liderado pelo antigo internacional inglês e onde alinha o argentino, conquistou pela primeira vez a MLS
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Antigo internacional alemão lançou discussão nas redes sociais