Médico italiano explica como resolveu problema de vómitos de Messi

Nutricionista Giuliano Poser trabalha com o craque argentino desde 2015

• Foto: EPA

Depois de ter protagonizado várias casos em que acabou por vomitar em pleno relvado durante os jogos, além de persistentes lesões musculares, Lionel Messi acabou por resolver a situação graças à ajuda do médico italiano Giuliano Poser. Este especialista em nutrição foi contactado após o Mundial'2014 - por recomendação de Martín Demichelis, companheiro de equipa de La Pulga na seleção argentina - e tem trabalhado desde então com o craque do Barcelona, que viaja assiduamente até Veneza para o consultar.

"Não se trata de mudar a alimentação de um jogador, de uma pessoa, mas sim de ter um estilo de vida completamente novo. Não vou transformar alguém num profissional ou muito menos um fenómeno como Messi só por comer de uma determinada maneira. É óbvio, mas claro que posso fazer com que Messi seja igual a si próprio durante mais algum tempo", explicou Giuliano Poser numa entrevista publicada esta sexta-feira pelo 'Corriere della Sera'.

Ao jornal italiano, o médico revela ainda os alimentos que têm feito a diferença no caso de Messi. "Eu vejo o meu papel como o de alguém que faz certos ajustamentos a uma máquina fantástica para que esta esteja preparada graças ao consumo de comida biológica, com variedade de cereais crus, fruta e verduras da época, frutos secos e não tostados, azeite de oliveira extra virgem, ovos e peixe fresco. O importante é que os alimentos sejam elaborados o mínimo possível", acrescentou Poser.

Adaptação e sucesso

Nutricionista desportivo especializado na otimização dos desempenhos musculares graças à alimentação, o médico italiano já trabalhou com jogadores como Sergio Agüero ou Gonzalo Higuaín, além de outros futebolistas da Udinese e do Palermo, dois clubes que alinham na Serie A. E, na referida entrevista, Giuliano Poser recorda também como começou a relação com Messi, recordando que os primeiros tempos não foram fáceis para o craque do Barcelona, que passou alguns momentos complicados antes de se adaptar ao novo regime.

"Quando ele me encontrou estava numa encruzilhada. Se queria continuar ao nível de Bola de Ouro, teria que mudar", contou o médico, antes de acrescentar: "A nossa relação é boa, embora nenhum de nós fale o idioma do outro. Mas entendemo-nos. É difícil saber a relação emocional que temos. Não sei como consegui a sua confiança. Não sou um mago, nem um bruxo, nem um guru... detesto essas etiquetas. Gosto de ser considerado como um médico especialista em medicina desportiva."

E se provas faltassem para comprovar que a mudança de regime alimentar tem tido efeito no rendimento desportivo de Messi, basta olhar para os números do craque argentino na época em curso. Com 43 golos em 41 jogos pelo Barcelona em 2016/17, leva uma média superior a um golo por partida e é o melhor marcador da Liga espanhola (27) e da Liga dos Campeões (11). Aliás, já superou mesmo os números goleadores da temporada passada - então, terminou com 41 tiros certeiros, registo idêntico ao de 2013/14. 

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Espanha
Notícias
Notícias Mais Vistas