Ex-jogador do Barça alvo de investigação pelo seu papel na realização da Supertaça Espanhola na Arábia Saudita
Gerard Piqué apresentou-se esta sexta-feira no Tribunal de Majadahonda para prestar depoimento sobre o processo que o liga a supostas irregularidades na transferência da Supertaça Espanhola para a Arábia Saudita. O ex-jogador do Barcelona defendeu categoricamente a sua inocência e garantiu que estas suspeições provocaram-lhe "três anos com um dano reputacional a nível de imprensa que são impagáveis", não contendo as lágrimas perante o juiz, segundo avança a imprensa espanhola. À saída da audiência recusou-se a prestar quaisquer declarações aos jornalistas.
O antigo defesa-central está a ser investigado pelo papel da sua empresa - a Kosmos - na intermediação do negócio entre a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a empresa pública saudita SELA. Os sauditas adquiriram os direitos da competição pelo valor de 40 milhões de euros anuais durante dez anos e Piqué cobrou uma comissão anual de quatro milhões por facilitar a concretização da transação. Nesse sentido, a acusação alega que o ex-defesa catalão terá feito um "acordo de cavalheiros" com Luis Rubiales, ex-presidente da RFEF, para que repartissem o valor do prémio entre eles, algo que ambos negaram prontamente. De realçar que o acordo foi selado em 2020, quando o antigo internacional ainda alinhava no Barça, que era uma das equipas que ia disputar a Supertaça, o que pode implicar conflito de interesses.
No seu depoimento desta sexta-feira, o atual proprietário do FC Andorra garantiu que nada pagou a Rubiales pelo contrato, lembrando que este acordo foi "o maior da história da RFEF" e que "noutro país lhe teriam erguido uma estátua". Na véspera de se apresentar na audiência, enviou inclusivamente 15 faturas emitidas pela Kosmos à Federação Saudita de Futebol, no total de 12 milhões de euros, "para comprovar a natureza normal da relação contratual", detalham os jornais espanhóis.
Recorde-se que no ano passado, Piqué foi incluído numa lista de acusados pelas transações, ao lado de Luis Rubiales e Pedro Rocha, ex-dirigentes da RFEF. Estão sob suspeita de corrupção empresarial, administração desleal e lavagem de dinheiro.
Grupo conclui revestimento interior do átrio de uma das entradas VIP do Santiago Bernabéu cujo custo já vai em 1,35 mil milhões
Clube basco confirma que a inscrição do defesa não foi aprovada após erro no fecho de mercado
Central ex-FC Porto garante chegar à Andaluzia na melhor forma
Dani Rodriguez falou ainda abertamente da titularidade de um colega
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United