"Terei tempo para explicar quem, porquê e como estão a orquestrar esta campanha."
O presidente do Barcelona, Joan Laporta, realçou esta sexta-feira que as acusações de corrupção que recaem sobre o clube vão ter uma resposta forte da atual direção, garantindo que os catalães são "vítimas" de uma campanha de desestabilização.
"Não vamos só defender-nos, vamos também atacar. A campanha da qual somos vítimas não é por acaso. O objetivo a curto prazo é desestabilizar a equipa e, a médio prazo, controlar o Barça", declarou Laporta numa mensagem de vídeo dirigida aos sócios do clube.
Relacionadas
Na passada sexta-feira, o FC Barcelona, vários dos seus ex-dirigentes, como os antigos presidentes Josep María Bartomeu e Sandro Rosell, bem como os ex-diretores Albert Soler e Óscar Grau, e um antigo alto responsável da arbitragem espanhola, José Negreira, foram indiciados por corrupção, abuso de confiança e registos comerciais falsos, num caso de pagamentos avultados ao antigo árbitro de futebol. "Terei tempo para explicar quem, porquê e como estão a orquestrar esta campanha. Não duvides que nos defenderemos. E não só nos defenderemos, como atacaremos", prometeu Joan Laporta na mensagem publicada dois dias antes do clássico do campeonato espanhol contra o Real Madrid, domingo no Camp Nou.
À entrada para a 26ª rodada de La Liga, o 'barça' (65 pontos) está na liderança da classificação da La Liga com nove pontos de vantagem sobre o Real Madrid (56), que é o segundo classificado.
Joan Laporta, de 60 anos, foi presidente do FC Barcelona de 2003 a 2010, e foi novamente eleito em 2021.
Este caso surgiu na sequência de investigações que o Ministério Público de Barcelona iniciou há cerca de um ano e que dão conta de que José Negreira, antigo responsável da arbitragem espanhola, recebeu, através de uma empresa, quase sete milhões de euros por suposta assessoria, verbal, ao clube, entre 2001 e 2018.
De acordo com a justiça espanhola, o FC Barcelona "manteve um acordo verbal estritamente confidencial" com José Negreira, de forma a que este, "a troco de dinheiro, realizasse ações tendentes a favorecer o FC Barcelona na tomada de decisões dos árbitros" nos seus desafios.
Este caso, no qual o clube catalão é associado ao crime de corrupção em negócios de forma continuada, vai ser apenso a um outro, resultado de uma denúncia apresentada nas últimas semanas pelo antigo árbitro e atual videoárbitro Estrada Fernández contra Negreira e a empresa Dasnil 95, por corrupção desportiva.
Supostas irregularidades fiscais cometidas pela empresa de Negreira expuseram, em maio de 2022, os pagamentos recebidos pelo antigo vice-presidente da Comissão Técnica de Árbitros.
Guarda-redes germânico regressa aos treinos em dezembro
Bellingham marcou o único golo do encontro, que ajudou merengues a manter registo imaculado na prova milionária
Bascos sofreram cedo (1'), mas conseguiram dar a volta por Gorka Guruzeta (40' e 88') e Robert Navarro (70')
A partida da 17.ª jornada, inicialmente marcada para 21 de dezembro, será agora disputada no Estádio de La Cerámica, em Villarreal
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra