Jorge Vilda refere que atitude do presidente da federação espanhola "manchou" a vitória da La Roja
O selecionador espanhol de futebol feminino lamentou este sábado o "comportamento impróprio" do presidente da federação (RFEF) Luís Rubiales, após a conquista do Mundial'2023, e assumiu que o dirigente manchou a conquista histórica da la roja.
"Lamento profundamente que a vitória do futebol feminino espanhol tenha sido prejudicada pelo comportamento impróprio do nosso líder máximo. Isso manchou a nossa vitória, mas o próprio (Rubiales) reconheceu o seu erro", disse Jorge Vilda, em comunicado enviado à agência de noticias espanhola EFE.
Relacionadas
O técnico considerou que tudo o que tem acontecido após o triunfo no Campeonato do Mundo tem sido "um verdadeiro disparate, manchando uma vitória merecida das jogadoras e do país".
"Gerou-se um clima indesejável, muito distante do que deveria ter sido uma grande celebração do desporto espanhol e do desporto feminino", disse Vilda, que também foi bastante criticado pelas suas próprias jogadoras durante a competição que decorreu na Austrália e na Nova Zelândia.
As palavras do selecionador espanhol acontecem no dia em que Rubiales foi suspenso pela FIFA por 90 dias e em que 11 membros da sua equipa técnica, entre adjuntos, analistas e preparadores, apresentaram a demissão.
A polémica no futebol espanhol surgiu no domingo passado, durante as comemorações do inédito título mundial por parte da seleção feminina espanhola, que derrotou na final, disputada em Sydney, a Inglaterra por 1-0, quando, na altura da entrega dos prémios, Rubiales beijou na boca Jenni Hermoso enquanto festejavam.
Seguiram-se inúmeras críticas ao sucedido, tendo Hermoso afirmado que não tinha consentido o beijo, depois de numa primeira versão ter dito que tudo ocorreu num momento de maior euforia.
Depois de vários dias com muitas críticas por diversos setores da sociedade, a RFEF levou a cabo, na sexta-feira, uma Assembleia Geral Extraordinária, na qual era esperado o pedido de demissão de Rubiales, o que não veio a suceder, dando origem a um novo pico de contestação e extremado as posições, com as jogadoras a anunciarem não estarem disponíveis para representar a seleção enquanto os atuais dirigentes da RFEF se mantiverem nos cargos.
Grupo conclui revestimento interior do átrio de uma das entradas VIP do Santiago Bernabéu cujo custo já vai em 1,35 mil milhões
Clube basco confirma que a inscrição do defesa não foi aprovada após erro no fecho de mercado
Central ex-FC Porto garante chegar à Andaluzia na melhor forma
Dani Rodriguez falou ainda abertamente da titularidade de um colega
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes