Medida tem proteção da lei, mas não é vista com bons olhos por todos, segundo a 'Marca'
Barcelona e Real Madrid reservaram o direito de admissão de adeptos com camisolas, cachecóis e símbolos dos clubes adversários nos seus jogos dos 'quartos' da Taça do Rei em casa, diante de Real Sociedad e Atlético Madrid, respetivamente. Uma medida que tem proteção da lei, mas é vista como "surreal e triste" pelos espanhóis da 'Marca'.
O Barcelona já colocou em prática esta medida no dérbi com o Espanyol, para a Liga Espanhola, e ainda no clássico de futebol feminino com o Real Madrid. Esta ação terá sido levada a cabo para prevenir a violência no futebol, tendo em conta que se tratavam de jogos com alguma tensão à mistura, devido às rivalidades entre os clubes. De acordo com fontes legais, esta situação é legal, desde que esteja prevista no regulamento interno do clube visitado e não atente contra o princípio da igualdade presente na Constituição espanhola.
Relacionada
Nesse sentido, os 162 adeptos da Real Sociedad que forem a Camp Nou esta noite não poderão envergar camisolas ou símbolos do clube, algo que Imanol Aguacil, técnico dos bascos, considerou "muito triste" e "uma pena".
Bilhetes disponibilizados são outro fator de discórdia
Só 334 adeptos do Atlético Madrid tem bilhete para o dérbi da capital espanhola, marcado para esta quinta-feira à noite (20 horas), entre os mais de quatro mil ingressos solicitados pelos colchoneros. Algo que gerou igualmente discórdia, mas, tal como no caso dos catalães, a lei está do lado do Real Madrid. Isto porque, ao contrário do que acontece nas competições organizadas pela UEFA, onde é obrigatório reservar uma certo número de bilhetes para os adeptos do clube adversário, nas competições nacionais esta regra não se aplica, sendo que a decisão final cabe ao emblema local.
No seu site oficial, o Real Madrid deixou ainda um esclarecimento aos adeptos do Atlético Madrid que pretendam deslocar-se ao Santiago Bernabéu. "Comunica-se que os lugares reservados aos adeptos visitantes só podem ser adquiridos através da equipa visitante e que, por questões de segurança, estão localizados numa área devidamente separada dos restantes adeptos. O Real Madrid tem o direito de impedir os adeptos do clube adversário de entrarem no estádio com lugares adquiridos por outros canais e que não estejam localizados nessa área", pode ler-se.
Como será nos jogos das competições europeias?
A questão estende-se agora às competições europeias, visto que a UEFA obriga os clubes visitados a reservar pelo menos 5% da lotação do estádio aos adeptos dos visitantes. O Barcelona recebe o Manchester United a 16 de fevereiro, para a Liga Europa, enquanto o Liverpool vai visitar o Real Madrid, a 15 de março, a contar para a Liga dos Campeões.
Os dois clubes ingleses costumam atrair um grande número de adeptos para os seus jogos, pelo que é preciso esperar para ver como é que a situação se vai desenrolar.
Insólito aconteceu no último dia do mercado de transferências
Presidente honorário do Bayern confrontado com o interesse que o clube demonstrou em Florian Wirtz, que neste mercado rumou ao Liverpool
Extremo do Barcelona e da seleção espanhola passou noite de nervos em Konya
Yeray Álvarez sofre de perda de cabelo desde que foi diagnosticado com um cancro nos testículos. UEFA informa que só poderá regressar aos relvados em abril de 2026
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense