Como vice-presidente, Joseph Maria Bartomeu foi responsável pelos contratos com os jogadores do futebol profissional...
Joseph Maria Bartomeu, que completará 51 anos no próximo dia 6 de fevereiro, é o 40.º presidente na história do Barcelona, marcada por diversos episódios de instabilidade interna. Apesar do suíço Hans-Max (Joan) Gamper ter sido o fundador do Barcelona, não foi o seu primeiro presidente – essa honra coube ao inglês Walter Wild, pelo simples facto de ser o mais velho dos onze homens presentes na reunião em que foram definidos os estatutos do clube catalão.
Gamper seria eleito presidente nada menos do que cinco vezes, totalizando mais de oito anos à frente dos destinos do Barça. O recorde de longevidade no cargo pertence a Josep Lluís Núñez, o 35.º presidente, que esteve exerceu durante 22 anos e 22 dias e foi responsável pela contratação de Cruyff como treinador, e, por isso, pelo aparecimento do Dream Team que ganhou a primeira Taça dos Campeões Europeus.
Relacionadas
Nos primeiros anos da história do Barcelona, os presidentes eram escolhidos em reuniões de sócios, sem necessidade de haver uma votação formal, encontrando-se um consenso em relação a um nome. Foi assim até ao início da Guerra Civil de Espanha. Durante o conflito, uma comissão de trabalhadores assumiu os destinos do clube até que o regime de Franco passou a nomear os presidentes, até 1953.
As primeiras eleições aconteceram precisamente em 1953 e o primeiro presidente escolhido por essa forma foi Frances Miró-Sans, que esteve no cargo quase quatro anos e foi responsável pela construção do Camp Nou.
Nos anos seguintes, houve mais 3 (num total de 5) presidentes interinos, até que o clube começa a ganhar alguma estabilidade interna com a eleição de Agustí Montal Costa, em 1969, presidente das Bodas de Diamante e responsável pela contratação de Cruyff, como jogador. Curiosamente, era filho de Agustí Montal Galobart, que fora o presidente das Bodas de Ouro. O mandato de Costa foi o terceiro mais longo na história do clube.
Depois de Josep Lluís Núñez ter deixado o cargo em julho de 2000, após 22 anos no cagro, o Barcelona já teve quatro presidentes (um deles interino) e duas comissões de gestão.
Sandro Rosell fora eleito a 1 de julho de 2010, num ato com quatro candidatos, tendo recebido o maior número de votos de sempre, 35.021, correspondentes a mais de 61% dos votos expressos.
Braço direito de Rosell
Josep Maria Bartomeu é o 35.º catalão a presidir aos destinos do Barcelona. Os outros cinco eram estrangeiros: o suíço Hans-Max Gamper, os ingleses Walter Wild e Arthur Witty, e os alemães Paul Haas e Otto Gmelin).
Bartomeu era o braço direito de Rosell, e como vice-presidente desportivo era o responsável, como Andoni Zubizarreta, pelos contratos com todos os jogadores profissionais.
Casado e pai de dois filhos, Bartomeu é sócio e conselheiro delegado das empresas ADELTE (engenheria de aeroportos) e EFS (grupo de empresas de serviços de manutenção eletrónica). Entre 2003 e 2005 já desempenhou funções de responsável pela seção de basquetebol do Barcelona.
Merengues voltam a reduzir distâncias para o Barcelona para os 4 pontos
Técnico treinou o capitão do Barcelona quando chegou a Portugal para representar o V. Guimarães
José Pacheta diz ter recebido insultos por parte dos adeptos do Sporting Gijón
Sergio Francisco, de 46 anos, deixa o clube na 15.ª posição da tabela
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo