Aday Benítez recebeu oferta de 50 mil euros
É um dos temas do dia em Espanha e já motivou mesmo uma queixa da LaLiga junto do Centro Nacional Policial pela Integridade no Desporto e Apostas (CENPIDA). Em causa estão declarações de Aday Benítez, antigo jogador do Girona, que diz ter sido aliciado para perder um jogo em 2016/17 a troco de 50 mil euros. Benítez, já retirado, não revela qual o jogo em causa, mas detalhou no programa 'El Bar de Sique', da Cadena SER, que os factos ocorreram quando o conjunto catalão lutava para subir de divisão.
"Tu sabes perfeitamente que no futebol há malas, luvas por trás. A mim ofereceram-me, mas nunca aceitei", começou por garantir Aday, antes de se iniciar uma conversa com Sique Rodríguez que aqui deixamos abaixo (transcrita a partir do relato do jornal 'AS'):
Sique: "Ofereceram-te? Para perder?"
Aday abana com a cabeça e confirma: "Para perder. A mim e a muita gente."
Sique: "Quanto te ofereciam?"
Aday: "Cerca de 50 mil euros."
Sique: "E não aceitaste."
Aday: "Era absurdo aceitar, porque nesse ano subimos à Primeira Divisão, faltava um jogo da Liga. Eu não ia manchar toda a época por um jogo, era absurdo aceitar. Mas que me ofereceram..."
Sique: "E como se faz isso?"
Aday: "Contactam um jogador, que serve de ligação e reúne as pessoas de confiança dentro de um balneário. Só tens de escolher três, para comprar um guarda-redes, central e avançado. Assim já tens bem encaminhado. Mas não podes comprar só três jogadores, evidentemente. Vivi situações noutro clube, o Tenerife, aí não posso confirmar, porque não era um deles... Mas no último jogo da Liga, não tínhamos opções de ir ao playoff e o Sporting sim. Em princípio iam jogar os menos utilizados e no final jogaram os habituais e perdemos 3-1. Mas não posso confirmar, porque não estava lá. Mas a mim pareceu-me estranho que tenham jogado aqueles que tinham atuado durante todo o ano. Não jogávamos para nada e, além disso, tinham-nos dito que jogariam os menos utilizados. No último ou penúltimo dia mudou tudo".
A conversa prosseguiu e Aday Benítez fechou com uma revelação... 'chocante'. "No ano em que subimos íamos jogar bebâdos, o normal era que nos goleássemos por uns 10. No último jogo eu mal me aguentava em pé. Mas é normal", apontou, aludindo ao facto de nessa altura os catalães já estarem promovidos e viverem um clima de festa.
Ronald Araújo decidiu o encontro
Guarda-redes internacional croata está emprestado pelo Fenerbahçe até ao final da temporada
Jogo de abertura da jornada terminou como começou
Defesa espanhol assinou por cinco temporadas com os italianos
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir