Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
'AS' revela os vários pontos que terão estado na base do despedimento do técnico espanhol de 44 anos
Seguir Autor:
O Real Madrid surpreendeu o mundo do futebol ao anunciar, esta segunda-feira, o despedimento de Xabi Alonso, menos de 24 horas depois de o clube ter perdido com o rival Barcelona na final da Supertaça de Espanha ontem disputada na Arábia Saudita.
De acordo com o 'AS', a decisão da administração do clube da capital espanhol foi tomada muito além dos resultados obtidos durante o período em que o treinador de 44 anos esteve na liderança do comando técnico, mas sim pelas inúmeras dúvidas que a cúpula tinha em torno do projeto até então liderado por Xabi Alonso.
Segundo a mesma fonte, o emblema madridista terá perdido a paciência com o ex-treinador do Bayer Leverkusen na noite de 10 de dezembro, quando o Real Madrid foi derrotado em casa pelo Manchester City de Pep Guardiola, por 2-1, na 6.ª jornada da fase regular da Liga dos Campeões. Apesar de considerar que a crítica aos jogadores "é legítima", o clube presidido por Florentino Pérez acredita que o treinador espanhol não conseguiu conquistar o balneário, para além de considerar que a equipa técnica não vinha a desenvolver um bom trabalho com os atletas a nível físico.
O 'AS' acrescenta ainda que apenas um cenário poderia 'salvar' Xabi Alonso do despedimento após o jogo com o Barcelona: arrancar 2026 com três vitórias e exibições convincentes. Resultado? O Real Madrid iniciou o ano com triunfos sobre Betis (5-1 para a Liga) e Atlético Madrid (2-1 para a meia-final da Supertaça de Espanha), mas acabaria por perder no terceiro duelo, frente ao rival Barcelona, que acabou por conquistar a Supertaça espanhola com um triunfo por 3-2 em Jeddah, Arábia Saudita.
Relacionadas
Xabi Alonso liderou o Real Madrid em 28 jogos, tendo alcançado 20 vitórias, três empates e cinco derrotas. O técnico deixa o clube merengue no 2.º lugar da La Liga, a quatro pontos do líder Barcelona (45/49), mas também nos oitavos de final da Taça do Rei, onde o Real Madrid irá defrontar o Albacete na luta pelos 'quartos' da competição, e na luta pelo apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Neste momento, o Real Madrid é 7.º classificado, com 12 pontos, a seis do líder Arsenal (18).
O treinador espanhol, que alcançou o Olimpo após duas temporadas de sucesso no Bayer Leverkusen (2023/24 e 2024/25), onde conquistou uma Bundesliga, uma Taça da Alemanha e uma Supertaça da Alemanha, deixa o Real Madrid sem qualquer título, depois de ter sido eliminado nas meias-finais do Mundial de Clubes (4-0 frente ao PSG) e no último domingo na final da Supertaça de Espanha.
Minutos após oficializar o despedimento de Xabi Alonso, o Real Madrid anunciou, também em comunicado, que Álvaro Arbeloa era o homem que se seguia ao leme do clube. Sem detalhar o acordo alcançado com o antigo internacional espanhol e jogador dos merengues, a administração do clube recordou o trajeto que Arbeloa tem tido como treinador na 'cantera' madridista, um percurso que se iniciou em 2020, conquistando títulos em vários escalões de formação. Desde junho, Arbeloa era treinador do Real Madrid Castilla, a formação secundária do 'gigante' de Madrid.
Avançado francês do Real Madrid deixa mensagem nas redes sociais
'AS' revela os vários pontos que terão estado na base do despedimento do técnico espanhol de 44 anos
Treinador demitido horas após os merengues perderem a Supertaça. Arbeloa assume a equipa a duas semanas do jogo com o Benfica
Presidente do Barcelona pede mais respeito ao avançado do Real Madrid
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português 'apanhado' no Aeroporto Humberto Delgado
Jogador formado no Portimonense assinou pelo Fort Wayne FC por duas temporadas