Sentado atrá dos craque dos merengues, o superagente esteve sorridente no Bernabéu...
Discreto e sorridente, foi presença notada na sala de imprensa do Santiago Bernabéu no domingo aquando da oficialização da renovação de contrato de Cristiano Ronaldo com o Real Madrid. Jorge Mendes assistia, da segunda fila, à conclusão de mais um dos seus negócios milionários.
Depois de longas negociações com Florentino Pérez, o empresário, dono da Gestifute, conseguiu o objetivo que tinha em mente: colocar CR7 no topo da lista dos jogadores mais bem pagos do Mundo. Aliás, o nome do português está (quase) sempre associado aos mais altos negócios do mundo do futebol.
Relacionadas
Quando o tema são os agentes de jogadores, normalmente chamados de empresários de futebol, surge com destaque natural o nome de Jorge Mendes. Aos 47 anos, é uma das pessoas que no mundo do desporto mais dinheiro movimenta, sendo líder indiscutível no futebol. Além de Cristiano Ronaldo, jogadores como Radamel Falcão, João Moutinho, Fábio Coentrão, Rui Patrício ou Pepe, isto só para referir alguns dos mais famosos entre os portugueses, são por ele representados. Mas há igualmente treinadores em carteira, bastando lembrar nomes como os de José Mourinho, Luiz Felipe Scolari, além de Paulo Fonseca ou Nuno Espírito Santo.
Investimento nas promessas
Os seus negócios em Portugal continuam a ser significativos nos dias de hoje, mesmo tendo em conta que os principais jogadores nacionais (quase todos por si representados) alinham em clubes estrangeiros. Depois de ter feito grandes negócios, ao levar atletas para fora do país, tem agora apostado em transferi-los para outros clubes – basta lembrar Cristiano Ronaldo, que foi do Manchester United para o Real Madrid por 94 milhões de euros; e este ano há casos como o de Falcão, que trocou o Atlético Madrid pelo Monaco por 60 milhões.
Jorge Mendes faz contratos com jovens promissores e depois coloca-os nos principais emblemas mundiais; mas pode também simplesmente trazê-los para Portugal, para que deem nas vistas e sejam vendidos, como tem acontecido com o FC Porto na última década; ou contratá-los a empresários com menos capacidade. No total, embora os valores se modifiquem a todo o momento, estima-se que nesta altura a carteira do empresário português ultrapasse os 400 milhões de euros. Ainda neste defeso, por exemplo, transferiu João Moutinho e James Rodríguez do FCPorto para o Monaco por 70 milhões de euros.
Em destaque
É um caso de sucesso em Portugal mas principalmente no futebol europeu, com relações privilegiadas com os grandes clubes, sendo bons exemplos o Barcelona ou o Real Madrid. De tal forma que a revista francesa “France Football” não hesita na hora de destacar o superagente português. “Mendes, o grande ganhador”, pode ler-se num texto sobre o agente publicado recentemente, destacando-se as comissões milionárias que arrecadou só com as movimentações provocadas em França.
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
Em entrevista ao 'L'Équipe', internacional francês fala também do litígio com o PSG
Merengues não 'engolem' Bola de Ouro entregue no ano passado a Rodri, do Manchester City
Avançado francês sempre foi muito solicitado
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham