James Rodríguez pode muito bem ser comparado a uma máquina de fazer dinheiro. A caminho do Real Madrid, o craque colombiano ameaça bater mais um recorde no seu processo de valorização, passando quase para o dobro. No total, as transferências à volta do seu passe vão ascender aos 130 milhões de euros. Tudo isto aos 23 anos.
Nascido na região colombiana de Tolima, James começou a jogar futebol no Envigado, transferindo-se aos 16 anos para os argentinos do Banfield. A mudança de país assinalou desde logo a valia do jovem, não apenas em termos desportivos mas também financeiros, dado que custou 280 mil euros ao emblema argentino.
Relacionadas
Três temporadas no Banfield, com bom futebol à mistura, levaram o rebento colombiano a ser descoberto pelos olheiros do FC Porto, que não tardaram em trazê-lo para a invicta. Mais uma vez, o passe de James Rodríguez sofreu uma espantosa inflação e obrigou o clube de Pinto da Costa a gastar 7,35 milhões de euros na transferência transatlântica.
El Bandido para o principado
Chegado a Portugal, o avançado colocou-se à vontade e mostrou os seus dotes durante três anos, com o valor de mercado sempre a subir. Até que a entrada de um investidor estrangeiro no Monaco revelou-se decisiva: o clube do principado veio às compras a Portugal e levou, de uma assentada, James Rodríguez e João Moutinho, deixando 70 milhões de euros na Invicta. Os dragões informaram que 45 deles foram destinados ao passe do colombiano e os restantes 25 a Moutinho, num negócio algo polémico pela alegada desvalorização propositada do português devido aos compromissos que o FC Porto tinha com o Sporting sobre a venda do médio português.
Voltando a James, os valores envolvidos na transferência para o Monaco fizeram correr muita tinta, especialmente quando se tratava ainda de um jogador muito jovem, que seguia para um clube sem grande história internacional e que não ia sequer participar nas competições europeias. Certo é que, um ano depois, James deverá render aos cofres – já recheados – dos monegascos quase o dobro do dinheiro que nele despenderam. A transferência para o Real Madrid vai acontecer por valores a rondar os 80 milhões de euros, praticamente 11 vezes mais do que o FC Porto pagou para o trazer para a Europa.
As transferências de James Rodríguez:
*por oficializar.
Apesar da boa participação no Monaco (cumpriu 38 jogos e marcou 10 golos), a prestação no Campeonato do Mundo mostrou-se decisiva, com o colombiano a ser o melhor marcador da competição, com seis golos. E, com apenas 23 anos, o potencial de James estará ainda longe de estar esgotado, embora uma transferência futura acima dos atuais valores seja desenquadrada da realidade.
Grupo conclui revestimento interior do átrio de uma das entradas VIP do Santiago Bernabéu cujo custo já vai em 1,35 mil milhões
Antigo lateral do Benfica em destaque nos merengues
Meregues começaram a perder, deram a volta ao resultado e tiveram três golos anulados
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes