A Procuradoria de Crimes Económicos de Valência decidiu iniciar uma investigação contra "quatro suspeitos de gerir o Valencia de forma desleal": o magnata Peter Lim, acionista maioritário do clube, o empresário Jorge Mendes, a presidente Layhoon Chan e o antigo presidente Amadeo Salvo. A notícia é avançada pelo jornal 'Las Províncias', que fala em negócios ilícitos, alguns deles alegadamente realizados com o Benfica.
O procedimento surge na sequência de uma queixa do ex-vice-presidente Miguel Zorío, e os visados são suspeitos de crime empresarial por falsidade contabilística, corrupção entre particulares e crime contra o erário público. A procuradoria tem agora seis meses para investigar e determinar se Lim, Jorge Mendes, Layhoon Chan e Amadeo Salvo vão, ou não, ser levados a tribunal.
Num documento apresentado por Miguel Zorío a 30 de janeiro deste ano às autoridades espanholas, o ex-'vice' do Valencia denunciava alegados negócios fraudulentos com o Barcelona, a Juventus e o Benfica. Refira-se que esta não é a primeira denúncia apresentada pelo antigo dirigente, sendo que as duas tentativas anteriores foram rejeitadas pelo tribunal.
Em causa estavam compras e vendas realizadas sob a égide de Peter Lim. "Há que recordar que em apenas um ano o Valencia gastou 211 milhões de euros em jogadores, valores só ao alcance do Chelsea, do City ou do PSG. O mais estranho de tudo é que, por exemplo, as contratações de Cancelo, André Gomes, Enzo Pérez e Rodrigo [2014/15] custaram 95 milhões de euros ao Valencia, quase 35 milhões foram parar às mãos dos empresários (gastos em contratações, como o Benfica denomina na documentação que entrega à Bolsa de Lisboa). O Benfica salvou assim a sua quebra económica e recebeu assistência financeira de Peter Lim e Jorge Mendes às custas do Valencia", disse Zorío num comunicado, citado pelo 'Las Provincias'.
O antigo vice-presidente do clube 'che' adianta que nos documentos apresentados às autoridades fiscais diz-se que Rodrigo e André Gomes foram contratados ao Benfica pela 'Meriton Capital Ltd', de Peter Lim, e depois revendidos ao Valencia.
Rodrigo custou ao Valencia 30 milhões de euros, mais 10 em variáveis, ao passo que André Gomes custou 15 milhões, com o Benfica a ficar com 25 por cento do passe, como detalha o jornal espanhol.
Segundo Zorío, dos 30 milhões, mais 10 em variáveis, da venda de Rodrigo, apenas 12,6 milhões entraram nos cofres dos encarnados, e que nos 15 milhões de André Gomes, 5,5 se perderam pelo caminho dos gastos. Já no negócio de Enzo Pérez, escreve o mesmo jornal citando os documentos apresentados pelo antigo dirigente, que o Valencia pagou 25 milhões e que mais de 6 milhões foram dispendidos em gastos de contratação.
"Chegou o momento de reagir. Estamos mais perto do que nunca de recuperar o clube. Temos de dizer a Peter Lim que não o queremos aqui. Mas também devemos dizer aos nossos responsáveis políticos que não podem dar nenhum benefício a este especialista em paraísos fiscais. A sociedade valenciana tem de fazer um verdadeiro cordão sanitário contra Lim, Mendes, Layhoon e Salvo", explicou Miguel Zório, citado pelo mesmo jornal.
Recorde-se que em 2015, Zorío já havia avançado com queixa contra Lim, Mendes e Amadeo Salvo, denúncias essas que foram arquivadas pela Procuradoria de Valencia; em 2020, o tribunal recusou igualmente aceitar uma queixa criminal apresentada contra o empresário português e contra o proprietário do Valencia pelo antigo conselheiro do clube 'che' António Sesé, considerando não haver indícios suficientes para abrir investigação.
Por RecordGunners confirmam Cristhian Mosquera, central adquirido ao Valencia
Mediático avançado de 38 anos está a postos para a próxima temporada
Clube che não tenciona exercer a cláusula de compra acordada com o FC Porto, no valor de 8 milhões de euros
Português sofreu um choque de cabeças frente ao Getafe e, apesar de recuperado, tem de ficar de fora por 6 dias
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo