Capitão do Valencia sobre a decisão dos jogadores regressarem ao campo frente ao Cádiz, após terem saído por insultos racistas a Diakhaby
O futebolista do Valência Gayá disse este domingo que a equipa foi informada de que "podiam tirar três pontos, e mais", se não voltassem ao campo, após abandonarem o jogo com o Cádiz por insultos racistas a Diakhaby.
"[Diakhaby] Disse-nos que o tinham insultado com racismo. Voltámos para jogar porque nos disseram que podiam tirar-nos três pontos, e mais. Ele pediu-nos que voltássemos. Está magoado, ouviu um insulto muito feio. Estamos com ele até à morte", declarou o jogador, na flash interview após a derrota em Cádiz (2-1).
Relacionadas
Os futebolistas do Valência abandonaram o terreno de jogo no embate com o Cádiz, em protesto por insultos racistas dirigidos por Juan Cala ao central valenciano Mouctar Diakhaby, interrompendo o encontro durante quase meia hora.
Depois de os jogadores das duas equipas terem separado Cala e Diakhaby, o francês foi admoestado com um cartão amarelo e esteve alguns segundos a explicar ao árbitro o que tinha acontecido, antes de se retirar de campo, acompanhado por todos os jogadores che, entre os quais os portugueses Thierry Correia e Gonçalo Guedes.
O jogo esteve interrompido cerca de 25 minutos, sendo reatado aquando do regresso das equipas, mas já sem Diakhaby, que foi assistir para a bancada após o incidente.
"A equipa reuniu-se e decidiu voltar ao campo, para lutar por este emblema, embora se mantenha firme na condenação de qualquer ato de racismo, em todas as suas formas", publicou o clube valenciano, na rede social Twitter.
O defesa francês Eliaquim Mangala, agora no clube che e antigo jogador do FC Porto, disse hoje, nas redes sociais, que o racismo "não cabe no futebol nem em lado nenhum". "Até sabermos mais: força para ti, irmão", escreveu.
Médio português chegou ao emblema espanhol em 2022
Os bascos, adversários dos leões na fase de liga da Champions, foram este sábado derrotados em Valência
Thierry Correia entrou durante a segunda parte nos chés; blaugrana estão no 2.º lugar, a dois pontos do líder Real Madrid
Gunners confirmam Cristhian Mosquera, central adquirido ao Valencia
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS