Marselha defronta o Montpellier no próximo sábado
O treinador de futebol do Marselha, o português André Villas-Boas, disse hoje que o desporto deve suspender "tudo o mais rapidamente possível" devido à pandemia de Covid-19.
Apesar de ter a equipa, segunda classificada na Liga francesa, "pronta para continuar a jogar", se necessário, o técnico pede que tanto o campeonato como quaisquer outras competições desportivas sejam suspensas.
Montpellier e Marselha têm encontro agendado para sábado, na 29.ª ronda da 'Ligue 1', mas à porta fechada.
"Estou pronto para ter o salário suspenso, a minha prioridade é a saúde. (...) Na China, sofreram com o vírus mais cedo do que todos, mas com a disciplina e responsabilidade que os europeus não têm. Não gostamos de seguir ordens e brincamos com a saúde", advertiu.
O técnico disse ainda confiar no Estado francês e apontou para exemplos de outros campeonatos suspensos noutros países, criticando os adeptos do Paris Saint-Germain, que, após a eliminação à porta fechada do Borussia Dortmund frente aos parisienses, na quarta-feira, se juntaram em torno do Parque dos Príncipes.
"Não podem fechar museus e escolas e deixar três mil pessoas juntarem-se assim. (...) Se a minha família for afetada por alguém que lá esteve, vou apresentar queixa contra o município de Paris", acrescentou, pedindo aos adeptos marselheses para "ficarem em casa" no jogo com o PSG, em 22 de março, marcado para decorrer à porta fechada.
A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.
O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.
A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 12.000 infetados e pelo menos 827 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.
Nuno Mendes, Vitinha e João Neves foram titulares na equipa parisiense
Imprensa francesa garante que a decisão está tomada, apesar do técnico ter feito a antevisão do jogo com o Angers
Equipa francesa vive dias muito complicados, com 7 derrotas seguidas e forte contestação
Médio do Monaco é o novo coproprietário do Al Haboob
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura