Foi campeão europeu ao serviço da seleção francesa em 1984 e partilhou balneário com Mário Coluna, no Lyon, e Chalana, no Bordéus
O futebol francês perdeu esta terça-feira uma das figuras que esteve na conquista do Europeu de futebol em 1984. Bernard Lacombe, antigo avançado que se tornou um símbolo do Bordéus e Lyon, morreu hoje com 72 anos.
De acordo com a imprensa francesa, Bernard Lacombe estava hospitalizado desde janeiro e tinha Alzheimer. Autor de 280 golos nos 571 jogos que disputou em toda a carreira enquanto futebolista, Bernard Lacombe é até hoje o segundo melhor marcador da história do campeonato francês, com um total de 255 tentos, ficando atrás dos 299 golos do argentino Delio Onnis, figura de Monaco e do já extinto Tours.
Através das redes sociais, o Lyon disse adeus a uma das lendas do clube. "É com grande tristeza que tomámos conhecimento esta terça-feira à noite da morte de Bernard Lacombe. Todos os nossos pensamentos vão para a sua família e entes queridos, mas também para os amantes do Olympique Lyonnais e do futebol. Adeus Bernard, foste a nossa lenda, o maior de todos", pode ler-se no comunicado publicado.
Para além de ser o autor do golo mais rápido de sempre da seleção francesa num Mundial de futebol - precisou de apenas 30 segundos para marcar à Itália em 1978 -, Bernard Lacombe tem a particularidade de ter partilhado balneário com duas figuras do futebol português: Mário Coluna e Chalana. O antigo avançado cruzou-se com o 'Monstro Sagrado' nos primeiros anos de sénior no Lyon e, mais tarde, entre 1984 e 1987, foi companheiro de 'Chalanix', o pequeno genial.
Depois de um acidente de bicicleta, o PSG não sabe quando pode voltar a contar com o técnico
O treinador português do Nantes critica utilização do jovem avançado na seleção francesa de sub-21
Português deve voltar aos relvados no domingo, frente ao Toulouse
Extremo também conversou com Di María, que também tem experiência na liga francesa
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal