Treinador do Lille pede para os emblemas portugueses imitarem o Sassuolo, que recusou vender Rogério para a Rússia
Sem papas na língua, Paulo Fonseca deixou um apelo nas redes sociais para que nem o Benfica nem o Sp. Braga aceitem vender o passe de qualquer jogador a clubes russos. "Durante esta semana tenho lido que o Benfica e o meu SC Braga estão a considerar vender o Chiquinho e Tormena a clubes russos. O Benfica, que de forma exemplar tem desenvolvido campanhas de ajuda à Ucrânia desde o início da guerra. O meu Braga comandado por pessoas sensíveis e com corações enormes. Não quero acreditar. Recuso-me a fazê-lo", escreveu na sua conta do Twitter o técnico português atualmente ao comando dos franceses do Lille.
E Paulo Fonseca foi mesmo mais longe no seu apelo emotivo. "Eu sei que o tempo passa e as pessoas nas suas casas tendem a já não ouvir muito as notícias relacionadas com a guerra na Ucrânia, mas todos os dias a Rússia continua a matar pessoas e, principalmente, crianças inocentes, se calhar algumas delas em casa enquanto assistem a algum jogo de futebol", frisou o treinador, acrescentando: "Uma coisa eu sei. Se o Benfica e o meu Braga fecharem negócio com os clubes russos esse dinheiro virá a pingar com o sangue das crianças que morrem todos os dias na Ucrânia. E muitas dessas crianças amavam o futebol."
Relacionada
O português trabalhou entre 2016 e 2019 no Shakhtar Donetsk e quando o conflito rebentou, em fevereiro de 2022, encontrava-se com a família (a esposa é ucraniana) no país e teve que fugir de carro através da Moldávia. Por isso, reforçou o apelo para as equipas portuguesas seguirem um exemplo que veio de Itália. "Há duas semanas um clube russo tentou comprar o Rogério, defesa esquerdo do Sassuolo. O clube italiano recusou a entrar em negociações e afirmou que, por questões éticas relacionadas com a guerra, jamais o faria. Fiquei orgulhosamente a pensar que o 'meu mundo' continua a ser um exemplo. Lanço um apelo para o Benfica e o meu Braga seguirem o exemplo do clube italiano", sublinha Paulo Fonseca.
Lille e Nápoles arranjaram maneira de inflacionar o valor do avançado nigeriano, à data transferido por 70 milhões de euros
Ethan Mbappé fez o empate aos 85 minutos e travou o líder, que agora tem só 1 ponto de avanço
Tyler Morton marcou o único golo do encontro
Lateral português assistiu para o golo da vitória
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik