Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Embalado pela época e pelo reconhecimento do extremo como um dos sub-21 mais decisivos das Big-5, há quem deixe a sugestão a Roberto Martínez
Seguir Autor:
A coleção de elogios à época de estreia de Afonso Moreira em França, ao serviço do Lyon, não pára de crescer. Efeitos de um desempenho notável a todos os níveis, com números que respondem por um prazer indisfarçável nas bancadas do Groupama Stadium.
Inspiração que se manifesta com estrondo numa tabela reservada aos mais imberbes talentos das 'Big-5'. Por ali se diz, à boleia do PopFoot – página especializada em estatísticas e rankings do jogo – que o extremo português é dos jovens mais decisivos de 2025/26.
Em rigor, é o quinto sub-21 mais influente das cinco principais ligas do planeta futebol (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), classificação definida pela contribuição para golo de todos os inscritos. O novo ídolo do Lyon conta com 15 ações: seis disparos certeiros acrescidos de nove assistências.
Lamine Yamal (Barcelona/Espanha) é o número um, com ligação a 30 golos (15+15). No top-10 revelado cabem ainda nomes como Kenan Yildiz (2.º – 19, Juventus/Turquia), Arda Güler (3.º – 19, Real Madrid/Turquia), Yan Diomande (4.º – 16, Leipzig/Costa do Marfim), Nico Paz (6.º – 15, Como/Argentina) ou Estêvão (9.º – 12, Chelsea/Brasil).
O feito do atacante formado no Sporting ganha ainda mais relevância quando só ele e Lennart Karl (10.º – 10, Bayern) cingem os seus índices à performance alcançada nos respetivos clubes, sem chamar ao assunto estatísticas de seleção. Um tema… efervescente na perspetiva lionesa.
Paulo Fonseca, o treinador português que guia os destinos dos 'les gones', já disse em conferência de imprensa que vê o seu pupilo de quinas ao peito, mantendo o nível que tem demonstrado. E, nas sempre palpitantes e agitadoras redes sociais, não falta, até, quem o sugira a Roberto Martínez… se o selecionador nacional quiser vencer o Mundial.
A verdade é que o anúncio desta parada de jovens estrelas – tabela em que até é o segundo com menos jogos (28) – desperta a curiosidade sobre o desempenho do ala de Lamego, comparando com as campanhas dos habituais exploradores das linhas da Seleção Nacional.
Aí repete a quinta posição, tendo novamente por referências as contribuições para golo e olhando ao que ele (15) e outros 10 futebolistas somaram nesta temporada ao serviço das suas equipas. À sua frente surgem João Félix (29), Ricardo Horta (23), Francisco Trincão (19) e Pedro Gonçalves (17).
Afonso Moreira supera, de momento, os totais de Carlos Forbs, Pedro Neto, Rafael Leão, Bernardo Silva, Francisco Conceição e Jota Silva. E a última pechincha do emblema gaulês – tirou-o de Alvalade a troco de dois milhões de euros (mais 20 por cento da mais-valia de uma futura venda) – também impressiona pela regularidade com que faz um golo ou uma assistência: assim acontece a cada 103 minutos de utilização.
Independentemente do que forem os planos de Roberto Martínez, técnico que já promoveu 14 estreias na Seleção Nacional, o 17 do 3.º classificado da Ligue 1 já não tem como voltar as costas ao sucesso. E há números bem marcantes na sua carta de recomendação: números de Seleção.
Embalado pela época e pelo reconhecimento do extremo como um dos sub-21 mais decisivos das Big-5, há quem deixe a sugestão a Roberto Martínez
Quantos mais jogos o avançado cumprir, menos o clube de Paulo Fonseca terá de pagar pela cedência
Prodígio brasileiro foi expulso no último jogo pelo Lyon e treinador saiu em sua defesa
Endrick foi expulso aos 61 minutos
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias