Após decisão da Direção Nacional de Controlo e Gestão. Clube de John Textor pode recorrer
O Lyon, clube atualmente orientado pelo português Paulo Fonseca, foi esta terça-feira despromovido à 2.ª divisão francesa, devido a incapacidade financeira. Em causa está uma decisão da Direção Nacional de Controlo e Gestão (DNCG), comissão independente que regula as atividades financeiras dos clubes e que esteve hoje reunido com John Textor, dono do Lyon, que poderá recorrer desta decisão.
Após ser interrogado pela DNCG, John Textor tinha assumindo estar "muito satisfeito" com a reunião: "Estamos muito satisfeitos com os procedimentos adoptados pela DNCG este ano. Penso que se trata de um novo desenvolvimento. Mudaram algumas coisas, autorizaram reuniões preliminares há 30 dias. Por isso, estamos muito satisfeitos com este procedimento. Este ano, saibam que a DNCG está extremamente confortável e consciente da situação. Sabemos que a DNCG está muito consciente de tudo o que propusemos, de todas as nossas opções. Como podem ver pelas contribuições dos nossos acionistas, investimos novos capitais, não só para a DNCG, mas também para o nosso processo de licenciamento da UEFA. Para não falar da boa notícia da venda do Crystal Palace", começou por dizer, em declarações à RMC Sport, continuando: "A nossa situação de liquidez melhorou consideravelmente. Dito isto, trata-se de um processo de avaliação. A DNCG tem o direito de analisar todo o dossier. Penso ter aprendido o suficiente consigo e com os procedimentos em França para nunca presumir o resultado da audiência. Mas gostaria de dizer que apreciámos o processo este ano. Eles conhecem o nosso modelo. A nossa situação de liquidez melhorou significativamente e dispomos de um montante significativo de dinheiro para o clube. Estamos, portanto, satisfeitos e ansiosos por começar a época. Estamos simplesmente à espera de notícias do DNCG."
A verdade é que a comissão independente da Liga francesa de futebol profissional (LFP) não ficou totalmente satisfeita com as declarações de John Textor, bem como de Mickael Gerlinger, diretor para o futebol do Lyon, e decidiu negar a participação do emblema na 1.ª divisão devido a incapacidade financeira.
Segundo a imprensa francesa, o clube de John Textor tem uma dívida de cerca de 175 milhões de euros.
O Lyon foi 6.º classificado na última temporada, tendo, assim, garantido também um lugar nas competições da UEFA em 2025/26.
Jovem futebolista já se entregou às autoridades. É suspeito de esfaquear um jovem de 16 anos no peito e de ter ameaçado outros dois
Afonso Moreira entrou na segunda metade num jogo resolvido por autogolo de Balerdi
Equipa orientada pelo português assume a liderança provisória
Lyon recebe o Metz na 2.ª jornada, após o triunfo em Lens
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes