«Falta de concentração, atitude e disciplina»: Paulo Fonseca não deixou nada por dizer após empate do Lyon

Treinador português diz que "faltou equilíbrio mental dos jogadores" no embate contra o Paris FC

Paulo Fonseca, treinador do Lyon
Paulo Fonseca, treinador do Lyon • Foto: Lyon/X

Depois de duas vitórias consecutivas - Basileia (Liga Europa) e Estrasburgo (Ligue 1) -, o Lyon de Paulo Fonseca empatou na última quarta-feira na visita ao reduto do Paris FC (3-3), num jogo em que a equipa orientada pelo treinador português esteve a vencer por 3-0.

Após o encontro, Paulo Fonseca não deixou nada por dizer aos seus jogadores, apontando para a "falta de concentração, atitude e disciplina" que sentiu em campo. "Conversei com os jogadores sobre o jogo, sobre o que aconteceu. Acho que é principalmente uma questão mental. Não é porque a equipa teve problemas defensivos. Achámos que o jogo estava ganho depois de estarmos a ganhar por 3-0 e demos ao Paris FC motivos para acreditar que poderia vencer com o seu primeiro golo. Houve falta de concentração, um problema de atitude e disciplina", disse o técnico luso, em declarações citadas pelo 'Foot Mercato', alegando de seguida a falta de "equilíbrio mental dos jogadores": "Parece que perdemos o jogo, mas não é o caso. Não há motivo para ficar deprimido. Temos que continuar a acreditar. Cada jogo que não vencemos foi diferente. Em Rennes, após o cartão vermelho ao Tyler Morton, não tivemos o equilíbrio necessário para suportar a pressão. Neste jogo, foi o nosso equilíbrio mental que faltou. Contra o Toulouse, não gerimos bem o jogo, mas não foi uma questão mental. Em Nice, não defendemos bem. Nas poucas oportunidades que o Nice teve, faltou-nos agressividade individual. O problema foi a concentração. Pode ver-se que neste jogo concedemos muito poucas oportunidades. O Nice também teve poucas, tal como o Toulouse."

Convidado a tentar desmistificar o problema da equipa, Paulo Fonseca foi sucinto. "Tivemos outros jogos contra equipas melhores e mais perigosas, mas jogámos melhor porque estávamos mais concentrados. O Dominik [Greif] não teve de fazer nenhuma defesa. Acho que a equipa está mais concentrada nos jogos importantes, mas relaxa um pouco quando assume a liderança. A equipa está preparada para jogar em diferentes sistemas. Para mim, estes não são problemas estruturais", disse, finalizando: "O Paris FC não criou muitas oportunidades. Temos outros exemplos contra Lens e Lille, onde a equipa conseguiu manter a concentração. É um problema apenas contra equipas que não são mais fortes do que nós. Contra equipas mais fortes, não é um problema. Temos de aprender com cada situação para ajudar a equipa e os jogadores a progredir. Acho que esta equipa tem a capacidade de compreender o que aconteceu."

Apesar do resultado menos positivo, o Lyon de Paulo Fonseca é por esta altura 5.º classificado do campeonato francês, com 19 pontos, menos dois que o atual líder e tetracampeão PSG (21).

No domingo, o Lyon visita o reduto do Brest (14.º), em jogo a contar para a 11.ª ronda da prova.

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Lyon
Notícias
Notícias Mais Vistas