Médio do Moaco volta a estar envolvido em polémica
O internacional maliano Mohamed Camara foi uma das figuras da última vitória do Monaco sobre o Nantes (4-0), ao apontar um dos golos, mas acabou por ser falado pelas piores razões. O médio recusou-se a participar na foto de equipa junto a um logótipo da campanha contra a homofobia e cobriu o mesmo na camisola com fita branca. De recordar que nessa mesma jornada a liga francesa (19 de maio) celebrou o Dia Mundial contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (internacionalmente celebrado a 17 de maio), onde várias equipas se juntaram em apoio a esta causa.
A Liga de Futebol Profissional francesa (LFP) já se pronunciou sobre o caso e aplicou um castigo de quatro jogos ao jogador. "Depois de ouvir o jogador [Mohamed Camara], e notar a sua recusa, durante a reunião, em realizar uma ou mais ações para ajudar na consciencialização da luta contra a homofobia, a Comissão decidiu impor uma suspensão de quatro partidas", escreveu a LFP, em comunicado.
A Federação Maliana de Futebol saiu em defesa do jogador, lembrando que "os jogadores são cidadãos como qualquer outro, cujos direitos fundamentais devem ser protegidos em todas as circunstâncias".
O presidente-executivo dos monegascos, Thiago Scuro, também já veio a público esclarecer que o clube "apoia a campanha anti-homofobia" e que o comportamento de Camara "não é representativo" dos ideais do clube francês. "Foi uma iniciativa pessoal do Camara e vamos ter essa conversa internamente", revelou ainda Scuro.
Esta não é a primeira vez que o jogador se vê envolvido em polémica, depois de em 2021 ter sido suspenso três meses por doping, enquanto representava os austríacos do Salzburg.
Médio francês não joga há mais de dois anos e está muito perto de poder ser opção no Monaco
Defesa inglês agradado com a experiência no Principado
Jogador do Monaco relembra companheiro do Bayern Munique
Giroud marcou o único golo do encontro
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes