O saldo da entrada de Carlos Carvalhal no Swansea cifra-se numa vitória (Watford) e uma derrota (Tottenham). Tudo muito intenso, no espaço de apenas quatro dias. Em segundo plano destaca-se a evolução de Renato Sanches, internacional português muito criticado pelos fracos desempenhos. Mas desenganem-se os que já estão a apontar a língua como explicação para esta mudança.
"Devo dizer que não ando a comunicar muito com ele. Falo com ele em inglês na maior parte do tempo, da mesma forma como faço com outros jogadores. Não estebeleço diferença para ele", adiantou Carvalhal após a derrota em casa diante do Tottenham (0-2), prosseguindo:
"O que lhe digo a ele digo aos outros jogadores de forma a dar-lhes confiança para que acreditem neles próprios e para lhes dar tarefas claras quando têm a bola e quando não têm a bola. Acho que estiveram muito bem até agora e penso que o Renato também."
O treinador recordou depois a idade do jogador que está no Swansea desde o verão, por empréstimo do Bayern Munique: "Acho que o Renato tinha 20 anos há dois meses, ou qualquer coisa assim. É um miúdo, que está ainda a evoluir e não um jogador que sabe tudo sobre futebol. Encontra-se num processo para se tornar num melhor jogador. Esteve muito bem no Benfica e na seleção de Portugal, mas precisa de melhorar [em certos] aspectos e de aprender. E [por outro lado] nós temos de vencer e ganhar confiança."
"Demos-lhe uma tarefa específica no último jogo e também neste. No primeiro não começou muito bem, mas esteve a um melhor nível na segunda parte. E penso que depois de três dias [de trabalho], apenas três dias, subiu para outro nível [no jogo com o Tottenham]", acrescentou, para encerrar:
"Acredito que ele vai estar em melhor nível no futuro porque o Swansea tem nele um jogador mesmo muito bom, mas que ainda é um miúdo que está a aprender e não um jogador feito que podemos colocar na equipa dizendo-lhe 'agora joga e faz o que tens de fazer'. Porque se fizermos isso será difícil ganhar - não estou a criticar o que foi feito no passado. Sinto que ele precisa de ter um papel e que se tenha confiança nele. Acredito que fará uma excelente segunda metade de temporada."
Por António EspanholIrmão mais velho do jovem foi a Old Trafford ver o jogo do Manchester United com o Bournemouth
Internacional português faz revelação no programa 'Soltinhos pelo Mundo' do Canal 11
As declarações do treinador do Manchester United depois do empate frente ao Bournemouth (4-4)
Visitantes ficaram à beira do golo nos descontos, com o guarda-redes Lammens a 'salvar' os red devils da derrota; Bruno Fernandes marcou um golaço de livre direto
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países