Ian Wright, antigo craque da seleção inglesa - com ascendência jamaicana -, falou sobre Jude Bellingham, nomeadamente acerca do papel que este tem assumido como uma figura da comunidade negra, assumindo a sua identidade com orgulho. Contudo, o ex-avançado de 62 anos, numa declaração bastante emocional, mostrou-se apreensivo em relação a Jude, pois sente que a sua forma de ser, não é bem vista para muita gente em Inglaterra, que se sente ameaçada.
"Estou preocupado pelo Jude, apenas porque é alguém que eles não conseguem controlar. Depois do que ele fez por Inglaterra, no Mundial, com todo aquele espírito ‘sou negro, tenho orgulho e estou pronto’ é algo que muita gente não está preparada. Eu sou inglês - embora muita gente diga que não sou mesmo inglês -, mas penso que os ingleses não estão preparados para uma superestrela negra, que age como o Jude age. Não lhe conseguem tocar, ele joga, ele faz o que quer, diz o que tem a dizer. Tem demasiada altivez para esta gente", atira Wright, no podcast britânico 'The Overlap'.
Para reforçar o seu argumento, a antiga glória do Crystal Palace e Arsenal estabeleceu uma antítese entre a opinião que muitos ingleses tem de N'Golo Kanté e o estilo de Bellingham: "Por exemplo, todos gostam do Kanté, pela sua simpatia. Mas alguém com a personalidade do Bellingham ou do Pogba não encaixa e assusta muita gente.
Para Wright é claro que este pensamento ainda são resquícios da memória colonial e esclavagista: "Aos negros é-nos ensinados que devemos fazer o melhor que conseguimos e no fim manter sempre a cabeça baixa, como se fôssemos um escravo humilide. Este estilo despojado do Jude, de não querer saber disso nem desses códigos, deixa muita gente assustada."
Medida "tem como intenção promover igualdade de oportunidades aos clubes"
Antigo craque afirma que o jogador do Real Madrid tem assumido um papel crucial na luta contra o racismo no futebol
Treinador do Manchester City fala do valor do português para a equipa
Craque senegalês do Al Nassr esteve no podcast de Rio Ferdinand
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Equipa foi reconhecida como campeã do futebol argentino através da tabela anual de pontos
Gestifute, a empresa do português, também venceu um galardão
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011