«Boom, estás morto!»: Arteta vai chamar pilotos da Força Aérea para melhorar comunicação do Arsenal

Técnico dos gunners volta a puxar das abordagens inusitadas

Arteta quer pilotos da Força Aérea para melhorar comunicação do Arsenal
Arteta quer pilotos da Força Aérea para melhorar comunicação do Arsenal • Foto: AP

Mikel Arteta é conhecido pelas suas abordagens inusitadas para melhorar o espírito de grupo no Arsenal e a mais recente vai um passo além. O espanhol vai chamar alguns elementos da Força Aérea Real aos trabalhos dos gunners, procurando dessa forma encontrar formas de melhorar a comunicação entre jogadores e também da equipa técnica com o campo. A revelação foi feita ao 'The Telegraph', no evento 'Lead Better, Live Better Summit 2025', realizado em Londres, no qual esteve ao lado de Steve Kerr, técnico dos Golden State Warriors, e ainda Luke Darcy, jogador de futebol australiano.

"É uma questão de melhoria constante. Os pilotos britânicos de aviões, por exemplo, vou contactá-los, para perceber como comunicam, porque trata-se de uma situação de vida ou morte. Estou certo de que não usam 20 frases ou 20 palavras se houver uma só palavra. Eles não vão dizer 'o vento está deste lado, agora tens de virar-te para a esquerda', porque... boom, estás morto! Tem de ser uma palavra. Qual será? Quão específicos podemos ser? Quão claros podemos ser? Vamos trazê-los e pedir-lhes 'queremos que analisem o nosso processo, como comunicámos, como o fazemos em treinos, como fazemos tudo e como podemos melhorar'".

E Arteta não tem medo das críticas que virão. "Temos de ser vulneráveis, sabes... Ser destruídos e ouvir 'vocês são terríveis nisto, têm de melhorar' e entender que podemos melhorar. Entendê-los, como pensam, como operam, como isso se relaciona com a Fórmula 1, como se relaciona com outra coisa qualquer e tentar evoluir", explicou.

Esta abordagem é mais uma no longa lista de truques que Arteta tem implementado para tentar colocar o Arsenal na rota dos títulos. Uma das mais inusitadas sucedeu num jantar de equipa, quando o espanhol colocou no espaço carteiristas para roubarem os pertences dos futebolistas, de forma a ensinar-lhes a necessidade de estarem sempre alerta. Ou, como visto na série 'All or Nothing: Arsenal, quando colocou o hino do Liverpool em altos berros num treino de forma a preparar os jogadores para o ambiente de Anfield.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Arsenal
Notícias
Notícias Mais Vistas